ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Empresários são acusados de fraude em licitações em três Estados e MS

Kleber Clajus | 15/01/2014 08:24

Seis empresários foram presos preventivamente, na terça-feira (14), pelo Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado) em operação do Ministério Público do Estado de São Paulo. O grupo é acusado de fraudar licitações para compra de sacos de lixo hospitalar e comum em quatro Estados, incluindo Mato Grosso do Sul. Em dois anos, o faturamento chegou a mais de R$ 100 milhões. As prisões ocorreram no interior de São Paulo.

De acordo com o Jornal da Cidade de Bauru, a operação Colludium foi deflagrada após dez meses de investigações do MPE (Ministério Público Estadual). Ao todo sete mandatos de prisão e 27 de busca e apreensão foram expedidos. Os empresários, do ramo de fabricação de embalagens plásticas, foram presos nas cidades de Bauru (1), Marília (2), Jaú (2) e em Lucélia, onde o ex-prefeito e empresário, Carlos Ananias Campos de Souza, foi detido. A operação também foi realizada em São Paulo, Indaiatuba, Carapicuíba, Taboão da Serra e Oscar Bressane.

Informações do Gaeco apontam que o esquema ocorria com a compra da “desistência” de outras empresas em processos licitatórios em órgãos e entidades públicas. Em alguns casos, havia participação de funcionários públicos em editais direcionados. As empresas também se revezavam nas “vitórias” não apenas na Capital e interior de São Paulo, mas também foram encontrados indícios de fraude em licitações em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Dados do MPE paulista apontam que o grupo possa ter arrecadado mais de R$ 100 milhões, no período de dois anos, em recebimentos de prefeituras do Estado de São Paulo, faculdades, hospitais e demais entidades públicas. Mesmo que sacos de lixo e embalagens plásticas possuam baixo valor de mercado, as licitações costumam ter valores elevados em razão do uso contínuo e expressivo do material.

Todos os envolvidos devem responder por formação de quadrilha e cartel, corrupção e fraude em procedimento licitatório.

Nos siga no Google Notícias