ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Estudante diz que entrega de kit e uniforme no prazo "faz diferença"

Leonardo Rocha | 18/02/2014 10:01
Governador entrega de forma simbólica kits escolares e uniformes na escola Joaquim Murtinho (Foto: Cleber Gellio)
Governador entrega de forma simbólica kits escolares e uniformes na escola Joaquim Murtinho (Foto: Cleber Gellio)

Estudantes da rede estadual de ensino destacaram a importância da entrega dos kits e uniformes escolares no início do ano letivo. Eles destacam que o material, entregue gratuitamente pelo Governo estadual, "faz a diferença".

Os alunos da escola estadual Joaquim Murtinho destacaram o apoio e a presença do governo estadual em projetos e investimentos na rede estadual de ensino. Eles receberam os kits escolares e uniformes antes do início das aulas. Hoje (18) o governador André Puccinelli (PMDB) esteve no local e fez a entrega “simbólica” deste material.

“O governo tem contribuído e ajudado muito as escolas, os alunos que possuem uma renda menor não poderiam comprar estes materiais, e isto é importante desde o início do ano”, afirmou a estudante Maria Eduarda Moura, de 14 anos, que está no 1° ano do ensino médio.

Já o aluno Vinícius Souza, 14, ressaltou que este material pode ajudar nos estudos e que a falta dele deixaria os alunos atrasados no ano letivo, com a não realização de algumas atividades. “É muito importante para nós, faz a diferença”, apontou ele.

O diretor da escola Joaquim Murtinho, Lucílio Souza, ressaltou que o investimento nas escolas com ampliação das áreas, reformas nos locais, sempre melhora as condições de estudo, e os kits escolares e os uniformes fazem parte deste projeto, não podem ficar de fora.

“Uma escola melhor, com material e local disponível melhora a qualidade de ensino, os profissionais trabalham mais tranquilos e quem se beneficia com toda esta estrutura são os alunos”.

Renata Kawano, 16, também seguiu por este caminho, apontando que estes investimentos terão resultado no futuro. “Ajuda os estudantes que terão condições de estudar e ainda oferece apoio a família que muitas vezes não pode comprar o material (escolar) desejado”.

Entrega – O governador André Puccinelli (PMDB) fez a entrega “simbólica” de 560 mil kits escolares para 270 mil alunos em 362 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Além deste material, foi disponibilizado 560 mil uniformes (camisetas), tendo duas unidades para cada estudante.

“Sempre tive uma ótima relação com as escolas, nosso Estado foi aquele que mais investiu em educação, sendo 32,6% do recurso voltado para este setor. Desde quando era prefeito comecei a contribuir com os materiais e uniformes”, afirmou Puccinelli.

O governador ainda apontou que os cadernos possuem ilustrações e pinturas de estudantes do Estado e que esta escolha foi para valorizar “nossos alunos”.

“Temos que dar oportunidade aos jovens, aqueles que estiverem preparados vão aproveitar e crescer no futuro, o poder público faz a sua parte”, disse ele.

André ainda lembrou, durante o evento, que Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado no país a fazer um planejamento para pagar o piso salarial aos professores em carga horária de 20 horas.

“Começou neste ano e vai se estender para os próximos, esta mudança no salário e carga horária, vai dobrar os salários dos professores, os outros (estados) terão que vir aqui nos copiar”.

Investimentos – A secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca, afirmou que além de manter a política de entrega antes das aulas, o governo estadual irá fazer vários investimentos no setor em 2014.

Entre eles, a secretária apontou a reforma e construção de novas unidades de ensino em diferentes pontos do Estado.

Está previsto a construção de duas escolas urbanas em Dourados e uma (unidade) rural, localizada no distrito de Indápolis. Em Campo Grande, haverá a unidade da “Cidades dos Meninos”, localizada na saída de Cuiabá.

Além destes, haverá unidades no assentamento de Itaquiraí e quatro escolas indígenas no interior do Estado. “Estamos ainda procurando novas parcerias com o Ministério da Educação para conseguirmos mais recursos e construir novas escolas”, apontou ela.

Badeca ainda ressaltou que alguns projetos serão iniciados este ano e ficarão para próxima gestão. “Cada escola tem uma previsão de investimento de R$ 4 milhões, estamos aguardando o processo licitatório, por isso pode demorar um pouco”, salientou ela.

Governador ressalta que educação é uma das suas prioridades na sua gestão (Foto: Cleber Gellio)
Governador ressalta que educação é uma das suas prioridades na sua gestão (Foto: Cleber Gellio)
Secretária Maria Nilene Badeca aponta novos investimentos no setor, como reforma e construção de escolas no Estado (Foto: Cleber Gellio)
Secretária Maria Nilene Badeca aponta novos investimentos no setor, como reforma e construção de escolas no Estado (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias