ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Estudo oficial constata abandono das fronteiras no Brasil

Aline dos Santos | 27/12/2010 09:25

Estudo oficial do governo federal sobre as fronteiras mostrou uma realidade há tempos conhecida: vulnerabilidade das extensas áreas (15,7 mil quilômetros) ao contrabando e ao tráfico e carência de políticas públicas.

Conforme o site do jornal O Estado de São Paulo, o relatório foi preparado pelo Grupo de Trabalho Interfederativo de Integração Fronteiriça e entregue ao presidente Lula neste mês. Teve coordenação do Ministério da Integração Nacional e propõe 34 medidas.

As propostas incluem pedidos de reforço de efetivo policial e de capacitação de agentes, fiscais e outros profissionais para atuar em ações específicas até a criação de gratificações especiais para incentivar profissionais a se interessarem pelo trabalho nessas regiões.

Rota – Levantamento da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Violência Urbana, realizada pela Câmara Federal, apontou que das 17 cidades que são rota para entrada de armas e drogas em território brasileiro, sete estão localizadas em Mato Grosso do Sul.

No Estado, que faz fronteira com Bolívia e Paraguai, as “portas de entrada” são os municípios de Bela Vista, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Corumbá, Coronel Sapucaia e Mundo Novo.

Em todo o Brasil, outras dez cidades são corredor para armas e drogas: Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Plácido de Castro (AC), Brasiléia (AC), Cáceres (MT), Guaíra (PR), Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana (RS), Quaraí (RS) e Santana do Livramento (RS).

Nos siga no Google Notícias