ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Exército vistoria 200 veículos para evitar transporte ilegal de explosivos

A Dínamo III faz parte da política de segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016

Mariana Rodrigues | 17/11/2015 11:50

O Exército Brasileiro desencadeou a Operação Dínamo III que vai fiscalizar o trânsito ilegal de produtos controlados, entre eles o transporte de explosivos e produtos químicos. A operação foi desencadeada ontem (16), e já vistoriou mais de 200 veículos nas rodovias de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Exército, a operação segue até amanhã (18), quando serão vistoriadas 50 empresas que fabricam esses produtos no Estado, também serão fiscalizadas construtoras e mineradoras. Até o momento não foi encontrado nada comprometedor. Foram fiscalizadas rodovias em Mundo Novo, Paranaíba e em Campo Grande na BR-262, na saída para Três Lagoas.

De acordo com informações do tenente Rosseto, a operação acontece simultaneamente em todo o Brasil e conta com a participação de 300 Organizações Militares, sendo considerada a maior do país. Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 40 militares envolvidos na ação.

O objetivo é intensificar a fiscalização de explosivos nas fases de fabricação, importação, exportação, comercialização, armazenagem e transporte desses materiais para que não sejam usados para fins ilegais.
"A finalidade das operações visa reduzir ou evitar que explosivos utilizados por empresas registradas ou de origem ilícita, sejam desviados e utilizados contra pessoas e estruturas físicas", diz o tenente.

Ainda segundo Rosseto, a Dínamo III faz parte da política de segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A operação é supervisionada pelo Comando Logístico de Brasília e é realizada todo o ano.

A longo dos anos, o Exército vem incrementando a fiscalização de produtos controlados com a inovação de legislação mais rigorosa para o emprego e utilização de explosivos, pela proposta de alteração da lei de multas e pelas realizações de operações conduzidas anualmente, reduzindo e evitando utilização de Produtos Controlados pelo Exército, por pessoas não habilitadas, nacionais ou estrangeiras, com intenção de causar danos à ordem pública.

Nos siga no Google Notícias