A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

07/12/2010 17:44

TJ julgará se Feriado da Consciência Negra continua

Paulo Fernandes

Amarildo Cruz acredita que Fecomércio não entendeu a proposta

A Fecomércio (Federação do Comércio) move uma ação no Tribunal de Justiça contra o Feriado da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez neste ano em Mato Grosso do Sul (20 de novembro).

Para o autor da proposta que instituiu o feriado, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), a federação não entendeu o significado e a importância do feriado, que relembra a morte de Zumbi dos Palmares.

”Tem uma parcela de incompreensão do que significa Zumbi dos Palmares. Temos poucos heróis negros em um País em que a sua formação tem a maioria negra”, afirma Amarildo. “Possivelmente tem uma dose de preconceito de algumas pessoas, mas não estou dizendo que a Fecomércio é preconceituosa”, ponderou.

A federação diz que a lei é inconstitucional e que a Assembleia Legislativa teria legislado sobre questão trabalhista. Amarildo rebate afirmando que é uma questão cultural.

De acordo com Amarildo, em outros Estados o feriado também sofreu ameaça, mas em nenhum foi derrubado.



A diversidade deve ser respeitada, negros e indíos são tratados diferentes por todos nós da sociedade em geral, pensar que somos todos iguais e que devemos ter direitos iguais, é hipocresia, mas respeitar a diversidade e garantir os direitos dos excluídos não tem nada a ver com feriado....até porque consciencia negra é coisa que só negro tem, pois só ele sabe como é ser negro nas mais diversas esferas da sociedade, agora todos devemos refletir sobre nossas atitudes em relação a diversidade todos os dias e um feriado não vai garantir o respeito.
Uns ficaram ainda mais preconceituosos, alguns podem ficar até orgulhosos à princípio mas depois serão responsabilizados, e outros serão gratos pelo feríado.
No fundo, isso é hipocresia, igualzinha aquela que diz " eu respeito a pobreza", no discurso ninguém é preconceituoso, mas no trato é que vemos quem é quem, ser pobre, ser preto, ser índio é ser diferente e os diferentes são estigmatizados e excluídos, e feriado vai adiantar????
 
Vivian Karini em 09/12/2010 07:59:36
Esses comerciantes só pensam no próprio umbigo. Querem saber de empurrar mercadorias guela-a-baixo da população. E ainda reclamam de barriga cheia, com entrevistas na TV dizendo do crescimento das vendas de fim de ano.

Nem só de trabalho vive a sociedade.
O ócio é criativo!
Temos que pensar também no fomento à economia de municípios TURÍSTICOS.

Fora o racismo descarado!
 
Antônio Julio em 09/12/2010 01:32:25
o fucionalismo publico agradece, mais um feriado prolongado qdo o mesmo der numa quinta feira, nada como viver num pais rico
 
antonio paniago em 08/12/2010 11:54:46
Quando é que vamos entender que gente é gente, só existe uma espécie humana, aquela caracterizada por 23 pares de cromossomos, e parar com essa palhaçada de "consciência negra", "direitos indígenas" e o diabo a quatro?
Mais um feriado num país que já tem tantos pra quê? Não é instituindo feriados ou editando leis que se vai diminuir o preconceito racial existente no país.
Isso tem que acontecer, e vai acontecer, naturalmente, como consequência do entendimento da premissa supracitada.
 
Marly Siqueira Caramalack em 08/12/2010 10:47:38
é marly caramalack seu sobre nome diz tudo,pois esta data é realmente importante já que tiraram o feriado de 13 de maio que não sei se voce sabe, é o dia dos escravos.esta data da conciência, tambem tem sua importancia,e prova que realmente voce não tem conciência do que aconteceu em meu PAÍS.
 
valdenir rufino em 08/12/2010 03:50:02
Olha sou branco, e acho que tem que ser feriado mesmo, isso é uma forma de respeito a todos os negros que ajudaram e contribuíram tanto para esse país. é uma forma de pagar a eles todos aqueles sofrimentos sofridos na época da escravidão.
E Mato Grosso do Sul esta de parabéns por considerar um feriado.
 
Evandro Bernardinelli em 07/12/2010 09:58:53
EU , TAMBEM SOU NEGRO E DO NARIZ CHATO.
O QUE O ZUMBI DOS PALMARES FEZ É LOUVAVEL ,UM GRANDE JESTO BASEADO O QUE ACONTECEU COM A EPOCA DO ACONTECIMENTO.
MAS AGORA O QUE OS NEGROS DE HOJE FAZEM OU FIZERAM PARA DEMONSTRAR TAMANHA OUSADIA. PRA MIM SÓ MERECE MEDALHAS O VERDADEIRO HEROI. AGORA VIVER DE SALDOSISMO. ´
É VERGONHOSO , PARA QUEM SE IDENTIFICA COMO VERDADEIRO NEGRO.

"NEGRO , BRANCO, AMARELO, VERDE, AZUL , LILAS , SEJA QUAL FOR A COR, QUE REALMENTE TEM CONSIENCIA , TRABALHA, PARA SER RECONHECIDO. MAS NÃO FICA PEDINDO PARA SER RECONHECIDO SEM TRABALHAR.


 
ANTONIO RODRIGUES em 07/12/2010 07:15:06
P PROBLEMA ,NÃO E SER CERTO OU ERRADO, E TER QUE PAGAR TANTOS IMPOSTOS E TER MAIS FERIADOS DO QUE TRABALHO,JA IMAGINOU OS ORIENTAIS RECLAMAREM? OS EUROPEUS? TODOS TERÃO DIREITOS DE TEREM AJUDADO O PAIS, ATÉ OS BANDIDOS, OS DEGREDADOS DE PORTUGAL E ESPANHA,
 
DENISE LEITE em 07/12/2010 06:17:27
concordo com o prezado deputado, o que seria do nosso estado e pais se não fosse os negros, afinal de conta este feriado já deveria ter saido muito antes do papel, graças a Deus temos pessoas no poder ainda que se lembra que foi zumbi dos Palmares.
 
julio cesar braga em 07/12/2010 06:01:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions