A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

18/06/2008 09:56

Funai mandará equipe de Brasília para aldeia de Miranda

Redação

Após confronto entre policiais e índios, que invadiram a fazenda Boa Sorte, em Miranda, a Funai (Fundação Nacional do Índio) mandará um grupo de trabalho de Brasília para Miranda, para iniciar os trabalhos relacionados à demarcação de área.

A morosidade nos trabalhos é apontada pelos índios como o motivo pelo qual resolveram invadir a fazenda, ação que acabou em confronto entre índios e PMs nesta terça-feira, com feridos e quatro índios foram presos.

O administrador regional interino da Funai, Antônio Ricardo Araújo, foi nesta quarta-feira a Miranda para, junto da Polícia Federal, tentar negociação para que os índios saiam da fazenda. Na semana passada a Justiça já havia concedido mandado de reintegração de posse e ontem a polícia foi ao local para cumprir.

Os índios alegam excessos e truculência nas ações da PM, que usou bombas de efeito moral e balas de borracha para retirar os índios do local. Barracos chegaram a ser queimados. Uma sindicância foi aberta pelo Comando Geral para apurar os fatos.

Segundo Araújo, o fato já chegou ao presidente da Funai, Márcio Meira, que comunicou a administração regional de que está sendo formado um grupo com antropólogo e engenheiro agrimensor, para os trabalhos de demarcação.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions