A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

15/02/2012 13:58

Funai regulamenta participação de indígenas nos processos de demarcação

Aline dos Santos

Publicada nesta quarta-feira, portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio) garante a participação de indígenas em funções operacionais ou técnicas do processo de demarcação de suas terras.

Os participantes devem ser maiores de dezoito anos, sem distinção de sexo, apresentar conhecimentos e aptidões para tarefas apontadas pelo Grupo de Trabalho e residir na terra indígena em questão.

Será concedido auxílio financeiro preferencialmente aos indígenas que não possuam renda. O valor corresponde a 30% da diária básica do governo federal.

Conforme a portaria assinada pelo presidente da Funai, Márcio Meira, “o objetivo é estimular o protagonismo da coletividade indígena na defesa de seus territórios, como incentivo à autodeterminação e à participação social das comunidades indígenas, respeitadas as formas de organização social de cada povo”.

Em 2008, o governo federal deflagrou processo de vistoria para demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Os produtores rurais acionaram a justiça para impedir a visita dos antropólogos e o processo só foi retomado no fim de 2010.

Demarcação de terras indígenas poderá ter que passar pelo Congresso
Brasília - As demarcações de reservas indígenas, que hoje são feitas exclusivamente pelo Poder Executivo, poderão ter que passar pela aprovação do Se...
STF pede informações a Dilma para decidir sobre demarcação de área em MS
Relator do processo em que fazendeiros de Mato Grosso do Sul contestam no STF (Supremo Tribunal Federa) a demarcação de uma fazenda na região sul do ...
Fazendeiros contestam no STF demarcação de terra indígena em MS
O mandado de segurança pretende evitar que a presidente homologue a reserva JatayvaryProprietários de fazenda entre os municípios de Dourados e Pont...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions