A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

07/12/2013 14:40

Funai transforma aldeias em feudos para não perder o poder, afirma Kátia Abreu

Bruno Chaves
Senadora do Tocantis cumpriu agenda em Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)Senadora do Tocantis cumpriu agenda em Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)

Defendendo a reestruturação da Funai (Fundação Nacional do Índio), a senadora Kátia Abreu (TO) afirmou que a entidade transformou as aldeias brasileiras em feudos para não perder seu poder. Ela acredita que os índios do País foram abandonados.

“A Funai precisa de uma nova vida. Ela está falida, retrograda e atrasada. Os índios estão abandonados literalmente pela própria Funai, que faz um feudo das aldeias para não perder o seu poder”, criticou durante agenda em Campo Grande neste sábado (7).

Para a senadora, que também é presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), os índios estão cada vez mais pobres e miseráveis por causa da Funai. “Sem direito a saúde, as meninas com gravidez na adolescência, uso de álcool, uso de drogas. Eles estão abandonados”, avaliou.

A senadora ainda acredita que os antropólogos que fazem parte da instituição são retrógrados e possuem pensamento radical e unilateral, não podendo, desta forma, “representar o estado brasileiro”. “A Funai precisa ser estruturada para que, de fato, possa trazer uma vida digna para os índios”, concluiu.



Assim que age 90 por cento da classe politica. E da mesma forma deveria ser restruturada para servir aos interesses publicos e somente destes
 
carlos bitencourt em 07/12/2013 23:26:16
Dna. Katia Abreu tem razão. A falta de orçamento próprio e que nenhum políticos se importa com isso, já que a questão indígena não traz votos, faz com q a famigerada FUNAI fosse tomada por apadrinhados políticos e virasse um caos e o que ainda traz o pouco de brilho que ainda tem são, antropólogos e indigenistas, servidores de carreira comprometidos com a causa na defesa dos direitos indígena que corre no sangue. Também esquece a senadora que os políticos retiraram da FUNAI a responsabilidade pela saúde indígena o que ficou a cargo da FUNASA cujo orçamento é de mais de 50 milhões de reais mas que em mãos de políticos a FUNASA também está na UTI.A representante do poder legislativo deve cobrar na Dilma e da presidente da FUNAI.Bravatas e discursos RETRÓGRADOS só trazem aplausos.Belê???
 
samuel gomes-campo grande em 07/12/2013 18:04:39
essa fundação nacional do indio em outros paises!!!se agisse assim seriam chamados de terroristas!!!! mas aqui no brasil o povo não sabe o que é terrorismo!!!! terrorismo é isso que a funai promove!!!!!!não fazem nada pelos indios e ficam botando eles contra os brancos... eles botam a mão no dinheiro que na verdade seria para os indios e em vez de trabalhar pelos indios eles ficam induzindo os coitados a lutar por terra !!!!!! terra para que????? ..... indio quer diguinidade quer ser tratado como ser humano e não como massa de manobra usado pela funai!!!!
 
paulo costa em 07/12/2013 16:04:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions