ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Funai transforma aldeias em feudos para não perder o poder, afirma Kátia Abreu

Bruno Chaves | 07/12/2013 14:40
Senadora do Tocantis cumpriu agenda em Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)
Senadora do Tocantis cumpriu agenda em Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)

Defendendo a reestruturação da Funai (Fundação Nacional do Índio), a senadora Kátia Abreu (TO) afirmou que a entidade transformou as aldeias brasileiras em feudos para não perder seu poder. Ela acredita que os índios do País foram abandonados.

“A Funai precisa de uma nova vida. Ela está falida, retrograda e atrasada. Os índios estão abandonados literalmente pela própria Funai, que faz um feudo das aldeias para não perder o seu poder”, criticou durante agenda em Campo Grande neste sábado (7).

Para a senadora, que também é presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), os índios estão cada vez mais pobres e miseráveis por causa da Funai. “Sem direito a saúde, as meninas com gravidez na adolescência, uso de álcool, uso de drogas. Eles estão abandonados”, avaliou.

A senadora ainda acredita que os antropólogos que fazem parte da instituição são retrógrados e possuem pensamento radical e unilateral, não podendo, desta forma, “representar o estado brasileiro”. “A Funai precisa ser estruturada para que, de fato, possa trazer uma vida digna para os índios”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias