ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Governo afirma que PM não usou arma letal durante confronto em aldeia

Aliny Mary Dias | 30/05/2013 15:49
Área do conflito, imprensa não pode se aproximar.
Área do conflito, imprensa não pode se aproximar.

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou uma nota na tarde desta quinta-feira (30) afirmando que a Polícia Militar não usa munição letal durante ações como a reintegração de posse da fazenda Buriti em Sidrolândia. O indígena Oziel Gabriel, de 35 anos, morreu e pelo menos outros seis ficaram feridos e foram socorridos até hospitais de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.

De acordo com a nota do Governo, a Cigcoe (Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) é especializada para atuar em ações desse tipo e o único tipo de munição usada é bala de borracha.

O Governo confirma a informação repassada pela Polícia Federal que os índios estavam armados e reagiram com tiros contra os policiais. A corporação informou que três agentes ficaram feridos, mas o estado de saúde deles ainda não foi informado.

O governador André Puccinelli tentou contato com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para informar sobre o confronto. Segundo a nota, o contato foi feito “no sentido de aliviar a tensão e evitar novos conflitos, considerando que a questão fundiária e dos interesses dos indígenas é responsabilidade da União”.

De acordo com o Governo, o contato não foi possível e o general Roberto Sebastião Peternelli, que substitui o ministro-chefe do Gabinete de Segurança da Presidência da República, foi informado sobre a situação.

A saída da Polícia Militar da área, segundo o Governo, só será autorizada se houver determinação da Justiça.

Confronto – O comandante da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos disse ao Campo Grande News que a área já foi desocupada, porém, um novo reforço policial da tropa de choque de Dourados foi solicitado.

A fazenda foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. Mas a reintegração não foi cumprida no dia 18 e a decisão acabou suspensa até ontem, quando foi realizada audiência na Justiça Federal. Sem acordo entre as partes, o juiz Ronaldo José da Silva determinou o cumprimento da reintegração de posse.

Os índios reivindicam 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terra indígena.

A operação da manhã desta quinta conta com a Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, médicos do Samu e policiais da Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

O vídeo abaixo foi gravado pelos índios e divulgado pelo Cimi. Segundo o Cimi, a legenda é precária, mas o órgão resolver divulgar o material depois do confronto ocorrido em Sidrolândia

Nos siga no Google Notícias