ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

PM pede reforço de Dourados, mas garante que situação já foi controlada

Aliny Mary Dias | 30/05/2013 14:27
Houve confronto entre indígenas e policiais durante ação de reintegração de posse (Foto: João Garrigó)
Houve confronto entre indígenas e policiais durante ação de reintegração de posse (Foto: João Garrigó)

O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos, afirma que a área da fazenda Buriti onde houve confronto entre índios e policiais durante a reintegração de posse já foi desocupada. Segundo ele, um novo reforço da tropa de choque de Dourados foi chamado.

David explica que a situação está controlada, mas o novo reforço foi pedido em razão da revolta dos indígenas com a morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos.

A ação foi comandada pela Polícia Federal e após a resistência e o início da confusão, a Polícia Militar enviou o reforço de duas equipes da Cigcoe (Companhia Indepentende de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), as forças táticas dos três batalhões de Campo Grande também foram enviadas.

O último pedido de reforço foi feito há cerca de 1 hora para a Polícia de Dourados, que enviou uma equipe da tropa de choque da guarnição. A equipe deve chegar no local por volta das 15 horas.

“A área já foi desocupada e os indígenas estão ao redor da fazenda. Nós reforçamos o bloqueio nas rodovias e enviamos a quantidade de policiais adequada para controlar a situação”, diz o comandante da PM.

Além do indígena Oziel Gabriel, outros cinco foram feridos. Quatro deles foram encaminhados para o de Sidrolândia e outro para o hospital municipal de Dois Irmãos do Buriti.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, pelo menos três policiais federais ficaram feridos no confronto. Não há informação sobre o estado de saúde dos policiais ou a causa dos ferimentos, mas a corporação afirma que os indígenas reagiram com tiros.

Confronto - A fazenda foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. Mas a reintegração não foi cumprida no dia 18 e a decisão acabou suspensa até ontem, quando foi realizada audiência na Justiça Federal. Sem acordo entre as partes, o juiz Ronaldo José da Silva determinou o cumprimento da reintegração de posse.

Os índios reivindicam 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terra indígena.

A operação da manhã desta quinta conta com a Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, médicos do Samu e policiais a Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

Nos siga no Google Notícias