A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

08/01/2013 20:31

Governo garante que não há risco de apagão

Danilo Macedo, da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff chegou no fim da tarde de hoje (8) da Bahia, onde passou o réveillon, e recebeu o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, para saber a situação atual do sistema elétrico brasileiro. Após o encontro, Zimmermann garantiu que não há risco de apagão e que o sistema está operando dentro de um equilíbrio estrutural para o qual foi planejado.

“O sistema hoje está equilibrado. Não existe perspectiva nenhuma de racionamento nesse horizonte em que se trabalha, então não tem sentido [falar em apagão]”, disse o secretário.

Segundo Zimmermann, a presidenta normalmente acompanha o assunto e o encontro de hoje foi apenas uma atualização do que vem ocorrendo. “O ministro Edison Lobão pediu que a gente fizesse um relato de como está o sistema elétrico e estamos colocando para a presidenta, atualizando as informações com relação às condições que estamos de atendimento”.

Sobre a reunião do Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico, marcada para amanhã às 14h30, Zimmermann reafirmou o que tinha dito hoje, negando que seja extraordinária devido aos problemas provocados pela falta de chuvas. “É uma reunião ordinária. Temos um calendário anual onde a gente faz uma análise das condições do atendimento, que é o papel do comitê, e a de janeiro está ocorrendo amanhã”.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualmente os reservatórios da Região Nordeste operam com 30,64% da capacidade; os da Região Norte com 40,23 %; os da Região Sul com 41,36% e os das regiões Sudeste e Centro-Oeste com 28,43%. Para suprir a demanda de consumo, todas as termelétricas estão em funcionamento.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste encontram-se no mais baixo nível para o mês de janeiro desde 2001, ano do último racionamento de energia elétrica no país.

"Apagão" suspende aulas em faculdade de Campo Grande nesta noite
As aulas desta noite da unidade campo-grandense da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) foram suspensas por causa de um apagão no prédio...
Aneel abre investigação sobre apagão que atingiu 7 cidades em MS
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu investigação para apurar o que provocou a pane num dos transformadores de uma subestação da usin...
Apagão de sábado afetou mais de 12 mil moradores em Campo Grande
O apagão de sábado (4) afetou mais de 12 mil usuários da região Oeste Campo Grande, segundo dados da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do S...
Apagão atinge bairros da região Oeste de Campo Grande
Um apagão atinge os bairros da região Oeste de Campo Grande na noite deste sábado (4). Bairros da região do Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande, Tav...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions