A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

25/08/2017 11:26

Governo suspende oficialmente curso de Libras e línguas na Capital

A decisão foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta sexta-feira (25)

Richelieu de Carlo
Fachada do CEL/MS, no Bairro Amambaí, em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)Fachada do CEL/MS, no Bairro Amambaí, em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Estão suspensas oficialmente as atividades no CEL/MS (Centro Estadual de Línguas e Libras de Mato Grosso do Sul) Professor Fernando Peralta Filho, em Campo Grande e Dourados, a 233 km da Capita. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta sexta-feira (25).

A medida, segundo o governo, representará uma economia mensal de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos, somente em folha de pagamento e já havia sido anunciada titular da Secretaria Estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta.

“Desde o início do ano, o governo estadual vem se planejando para cortar gastos e conseguir honrar seus compromissos. Como nosso foco é a educação básica, decidimos pelo fechamento do centro de línguas”, explicou Maria Cecília em coletiva no fim do mês de julho.

Ela lembrou que, na grade curricular na rede pública de ensino, já constam aulas de inglês e espanhol e que, em Campo Grande, sete estabelecimentos oferecem curso gratuito de Libras.

De acordo com a secretária, o CEL/MS possui hoje 825 alunos cadastrados no sistema, sendo 180 em Dourados. Desse total, 24% pertence ao público-alvo para frequentar as aulas, ou seja, estudantes do ensino médio e professores das redes municipal e estadual de ensino e bolsistas em escolas particulares.

Com o encerramento das atividades, os professores convocados serão desligados e os concursados transferidos para outros estabelecimentos.

No total, 31 professores atuam no CEL na Capital e em Dourados. “A economia será superior a R$ 1,2 milhão, pois não estamos somando o gasto com água e luz, por exemplo”, informou.

Inaugurado em 2013, o CEL/MS foi criado com a finalidade de oferecer gratuitamente cursos de línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, e de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

UFGD continua com inscrição aberta para curso de libras a distância
As inscrições de processo seletivo para o curso de graduação de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras (Língua Brasileira de Sinais) est...
Começam nesta segunda-feira inscrições para curso de Libras
A SED (Secretaria de Estado de Educação) abriu hoje (17) as inscrições para curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pelo CAS...
Curso de libras é oferecido gratuitamente na Capital
A SED (Secretaria de Estado de Educação) oferece gratuitamente curso de libras pelo CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Aten...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions