ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Guardas armados substituirão PM's em escolas e postos

Redação | 01/06/2010 11:35

Os 1.190 guardas municipais de Campo Grande receberão capacitação para substituir mais de 50 policiais militares que trabalham hoje garantindo a segurança de escolas e postos de saúde da cidade.

Para que eles possam atuar nestas instituições e proteger o patrimônio público da Capital, foi assinado convênio nesta manhã entre a prefeitura de Campo Grande, Guarda Municipal e Polícia Militar.

O acordo de cooperação técnica permitirá que a PM dê aulas aos guardas sobre como proteger prédios públicos, lidar com armas e com os cidadãos.

Segundo o secretário municipal de Governo, Rodrigo Aquino, os guardas municipais terão de passar por avaliação psicológica antes de receber armamento.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, alguns tipos de armamento estão sendo estudados para a Guarda Municipal.

Entre eles pistolas taser, que imobilizam a vítima por meio de descargas elétricas, pistolas Ponto 40 ou revólver calibre 38.

Na segunda-feira, Jacini e o novo comandante da Guarda Municipal, coronel Paulo César Monteiro Ayres, viajam para Brasília, na tentativa de viabilizar projetos para equipar a tropa.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) admitiu, durante discurso na Praça do Rádio Clube, que esta é uma das várias ações que ainda precisam ser tomadas para melhorar as condições de trabalho e de salário dos guardas municipais de Campo Grande.

"A questão salarial ainda é um problema que temos na nossa cidade, mas estamos construindo um novo momento. Não com discurso barato e nem com politicagem, mas para chegar ao patamar de outros municípios, precisamos construir, e é isso que estamos fazendo", disse.

Nelsinho relembrou momentos difíceis pelos quais passou a administração municipal para reestruturar a guarda, mas destacou que dentro de pouco tempo, o efetivo terá todas as condições de trabalho "para proteger a comunidade".

"Uma cidade como a nossa, com a estirpe de uma grande metrópole, deve partilhar a administração da segurança pública para que ela tenha mais qualidade. Segurança não se dá apenas com homens nas ruas, é preciso que eles sejam treinados e qualificados, possibilitando meios para uma atividade com maior presteza para os campo-grandenses", disse.

Segundo o prefeito, dentro de 30 a 60 dias, a sede da Guarda Municipal estará funcionando no prédio da antiga rodoviária de Campo Grande.

O governador André Puccinelli (PMDB), que também participou da assinatura do convênio, disse que a partir do treinamento da Guarda Municipal, os agentes também poderão proteger o patrimônio público do governo do Estado, como creches e escolas.

"Queremos mostrar à população que segurança pública em Campo Grande e em mato Grosso do Sul é prioridade", discursou.

Novo comando

Nos siga no Google Notícias