ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Hábito de fumar cai 32% em 15 anos entre brasileiros

Redação | 27/05/2008 17:16

Pequeno e fatal, o cigarro está cada vez menos presente na vida dos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 1989 e 2004, o consumo per capita de cigarros no País caiu 32% e a prevalência de fumantes com mais de 15 anos diminuiu neste período, passando de 32% para 17%.

Na tentativa de reduzir o consumo do tabaco, o Ministério da Saúde mostra imagens cada vez mais chocantes sobre os efeitos das muitas substâncias contidas no cigarro. Parte dessas imagens foi lançada hoje em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece dia 31. Elas mostram órgãos expostos e até um feto.

Para muitas pessoas que abandonaram o hábito de fumar, a estampa em um maço de cigarros não foi o suficiente, elas precisaram sentir na pele e em todo o corpo os malefícios do tabaco.

A fisioterapeuta Geovana Bigaton Sabadotto, 23 anos, está entre elas. Foram quatro anos como tabagista e um desfecho quase trágico para a jovem, que deixou de fumar aos 18 anos, seis meses antes de ter uma Trombose Venosa Profunda.

Geovana foi vítima de uma combinação letal para mulheres: cigarro e anticoncepcionais. Em tratamento de ovários policísticos, a fisioterapeuta usava contraceptivos sob indicação médica e também por avaliação clínica foi obrigada a deixar o fumo, que a acompanhava desde os 14 anos.

Nos siga no Google Notícias