A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

20/04/2010 12:09

Impasse sobre subestação de Chapadão está próximo do fim

Redação

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estuda a troca do local de instalação de torres de transmissão na região do Bolsão, para evitar prejuízos aos produtores. A agência analisa a troca de terrenos das torres.

Técnicos da Aneel e da empresa Itatim, responsável pelo empreendimento pela subestação de energia, sobrevoam a área para decidir a troca de local de instalação das torres de transmissão.

A idéia é transferir as linhas de transmissão para propriedades que não atinjam áreas agricultáveis, uma vez que os equipamentos impedem a passagem do maquinário agrícola e provocam acidentes com aviões usados para a pulverização.

O linhão passará pela região do Bolsão, divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás, e segundo produtores, inviabiliza lavouras e torna o custo de produção muito mais alto.

Os produtores rurais já relataram vários acidentes de máquinas e aviões enroscados em cabos de transmissão de energia elétrica. Eles reclamam também dos prejuízos às lavouras da região.

No início do mês, o assunto foi debatido em reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Linhas de transmissão - As linhas foram planejadas para interligar as PHC's (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e as usinas de biomassa licitadas na região à subestação coletora.

A localização da subestação foi escolhida pela proximidade a outra subestação já existente, da Eletrosul, que permitiria a interligação com o restante do país.

O Sindicato Rural de Chapadão sugere o deslocamento em 30 quilômetros da subestação coletora, com correções no trajeto das linhas de transmissão que as retirariam das fazendas produtoras.

Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions