ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Incra fará cadastro em acampamento de brasiguaios

Redação | 06/05/2010 11:40

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vai fazer recadastramento das famílias acampadas em Itaquiraí, a 420 km de Campo Grande.

A 15km da cidade, brasiguaios (pequenos produtores rurais expulsos do Paraguai) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) formaram uma "cidade" às margens da BR-163. No local, cerca de 600 famílias vivem em situação precária.

Conforme o Incra, que encaminhou uma equipe hoje ao município, a ação de recadastramento pretende levantar o número de pessoas que poderão ser atendidas, emergencialmente, pelo programa Cesta de Alimentos, do governo federal. Até abril, o município tinha 300 famílias acampadas.

O levantamento também vai permitir estudo do perfil das famílias com vistas à inclusão na relação de possíveis beneficiários da reforma agrária.

"As famílias que se enquadrarem às normas do Incra passarão a compor a lista de acampadas e aguardarão como as outras, a oportunidade de serem assentadas", afirma o superintendente do Incra, Waldir Nascimento.

Conforme o órgão federal, atualmente 12 mil famílias estão acampadas à espera de um lote do programa de reforma agrária.

Itaquiraí tem 11 assentamentos, onde moram 11 mil pessoas, mais da metade da população do município, que é de 16.619 habitantes.

Nos siga no Google Notícias