ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Índios de Ponta Porã acusam empresa de contaminar rio

Redação | 01/08/2009 15:37

A empresa Agroenergética Monte Verde, que está instalando uma usina de álcool e açúcar em Ponta Porã, é acusada por índios ocupantes da gleba Lima Campo, de contaminar o córrego que corta a área indígena. A poluição, conforme os índios, é decorrente da aplicação de defensivos agrícolas aplicados nas lavouras de cana-de-açúcar.

Segundo reportagem do Jornal da Praça, o líder da comunidade, Carlos Garcia, explicou que a reserva indígena é lindeira às áreas ocupadas pela usina. Ele ressalta que uma medida de ser tomada, já que a população local corre risco de saúde.

Carlos ainda relatou que foi pedida a Funai (Fundação Nacional do Índio) a construção de um poço no lugar, mas o órgão informou que isso deveria ser empreendido pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A Funasa afirmou que constroi, mas tem que ter autorização da Funai.

"Ficam jogando um para o outro e enquanto isso temos crianças com desnutrição", reclamou o líder da gleba. Sobre a ocupação no local, Carlos diz que existe desde 1998.

Nos siga no Google Notícias