A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

13/11/2009 08:52

Índios reforçam protesto contra chefe regional da Funai

Redação

Índios acampados em frente à sede regional da Funai em Dourados devem receber nesta sexta-feira o reforço de moradores de aldeias da região sul e das próprias aldeias de Dourados. O objetivo é intensificar os protestos contra a administradora regional do órgão, Margarida Nicoletti. Eles querem a demissão dela do cargo.

Lucas Paiva, um dos líderes do protesto, disse que os terenas e guarani-kaiowá contrários à permanência de Margarida Nicoletti na chefia regional esperam para hoje uma definição sobre o impasse. Ele disse que o vereador douradense e o deputado federal Vander Loubet (os dois PT) têm audiência nesta manhã na presidência da Funai para levar as reivindicações dos índios.

Longhi é marido da bióloga Arlete Pereira de Souza, indicada pelos índios para assumir a administração regional. Ela aguarda há seis meses pela nomeação, mas haveria um impedimento legal para Arlete Souza assumir o cargo, segundo o MPF (Ministério Público Federal).

De acordo com Lucas Paiva, os índios que chegam hoje ao acampamento vão reforçar eventuais novos protestos, caso a Funai se negue a demitir Margarida Nicoletti. Os índios ameaçam bloquear as rodovias MS-156 e BR-163.

A sede da Funai, responsável pelo atendimento de 35 mil índios de 28 aldeias do cone sul, está fechada há uma semana, por risco de invasão. Lucas Paiva criticou Margarida pelo fechamento do local. "Nós não fechamos a Funai. Quem fechou foi a Margarida. Pedimos a saída dela, os funcionários podem trabalhar tranquilos", afirmou.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions