ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Instituto alerta sobre baixa umidade e médica dá dica para combater resfriados

Lidiane Kober | 19/08/2014 15:12
Com o predomínio do sol, umidade pode atingir índice crítico de até 20% no Estado (Foto: Marcos Ermínio)
Com o predomínio do sol, umidade pode atingir índice crítico de até 20% no Estado (Foto: Marcos Ermínio)

Com o predomínio do sol, a umidade relativa do ar deve atingir índice de até 20%, nesta semana, em Mato Grosso do Sul, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que, inclusive, emitiu alerta sobre a possibilidade. A previsão preocupa autoridades do setor da saúde, principalmente, diante do aumento de casos de problemas respiratórios no período.

Para combater os males, a médica otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo), orienta a incluir no dia a dia hábitos de higiene, que podem reduzir em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios. A dica vale principalmente para crianças, as mais sensíveis a enfrentar as dificuldades.

O uso de soluções para a higienização nasal, por exemplo, é recomendado como tratamento preventivo de doenças respiratórias e resfriados. Estudos comprovam que limpar as mucosas nasais reduz em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios.

Isso porque a região do nariz é uma importante porta de entrada para alérgenos, fungos, bactérias e poluentes, invasores que podem provocar alergias, infecções, resfriados e quadros que necessitam de internação e podem comprometer a qualidade de vida da criança.

“A higienização nasal é muito importante para melhorar os sintomas da gripe e a qualidade de vida das crianças”, ressaltou a otorrinolaringologista.

O cuidado deve ser ainda maior, especialmente para manter a saúde dos recém-nascidos, mais suscetíveis aos problemas relacionados às doenças respiratórias em períodos secos.

A especialista cita ainda as tecnologias atuais que facilitam a vida dos pais na hora de higienizar o nariz dos filhos. “Hoje, temos a opção de spray nasal com um sistema de bolsa a vácuo que permite a aplicação em qualquer posição além de um bico anatômico, ideal para o tamanho reduzido da narina da criança”, detalhou.

Previsão do tempo – Segundo o Inmet, uma massa de ar seco e denso ganha força, promove a subsidência do ar seco de altos níveis atmosféricos, dificultando a formação de nuvens e favorece a elevação da temperatura no período da tarde, mantendo-a amena na madrugada.

Os valores de umidade relativa do ar decaem de forma significativa a partir de amanhã (20), quando, em algumas áreas do Estado, chegam a 20%, no período da tarde. Na Capital, a situação também será crítica e há previsão indica índice de 25% para a próxima sexta-feira (22). Na tarde de hoje (19), a umidade do ar é de 35%.

No mesmo período, o sol predominará em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. O calor continua intenso, principalmente, à tarde, com máxima de até 34 graus. À noite, especialmente, durante as madrugadas, o friozinho volta e há previsão de a mínima chegar a 11 graus, na quinta-feira (21), em algumas regiões do Estado. Em Campo Grande, até sexta-feira, a temperatura varia de 17 a 32 graus.

Nos siga no Google Notícias