ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Instituto Federal faz sua primeira eleição direta para reitor no dia 25

Antonio Marques | 21/05/2015 19:51
Candidato único, o atual pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS, Luiz Simão Staszczak, deve ser eleito reitor na segunda-feira (Foto: Fernando Antunes)
Candidato único, o atual pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS, Luiz Simão Staszczak, deve ser eleito reitor na segunda-feira (Foto: Fernando Antunes)

Depois de cinco anos em funcionamento, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está em processo eleitoral para escolha do primeiro reitor no voto direto. Na tarde de hoje, 21, o único candidato inscrito, Luiz Simão Staszczak, atual pró-reitor de Pesquisa e Inovação, participou de uma entrevista em que apresentou suas propostas para a instituição, por meio de vídeo-conferência aos dez campi no Estado. A eleição acontece no próximo dia 25.

Para Luiz Simão, que recebeu a reportagem do Campo Grande News, logo após o evento na sede do IFMS em Campo Grande, dentre os desafios pela frente, sendo eleito, estão as conclusões dos campi definitivos da Capital e de Corumbá, em obras há pelo menos cinco anos.

Conforme a assessoria do IFMS, pelo regulamento eleitoral era previsto um debate, mas o formato precisou ser alterado para entrevista por só haver um inscrito para a disputa ao cargo. Durante uma hora e meia, o candidato respondeu as perguntas feitas por servidores e estudantes. Sua eleição vai depender da aprovação dos mais de oito mil votantes, entre profissionais e alunos.

Luiz Simão, que veio de Ponta Grossa (PR) e tem 22 anos de atuação na rede de educação profissional e tecnológica, durante dois anos foi diretor-geral do campus de Corumbá. Durante a entrevista, ele detalhou seu plano de trabalho. “Além buscarmos completar nossos quadros de servidores, queremos melhorar a qualidade no atendimento aos nossos estudantes, possibilitando a prática de esporte, lazer e cultura”, garantiu, acrescentando que a cobertura das quadras de esportes será um compromisso, caso seja eleito.

Dentre as propostas, também estão a melhora da permanência e êxito de estudantes, maior integração entre ensino, pesquisa e extensão, implantação de programas de apoio ao esporte e cultura e fomento à inserção do estudante no mundo do trabalho.

A eleição será na próxima segunda, 25, simultaneamente em todas as unidades do IFMS. Estão aptos a votar 8.332 eleitores, distribuídos entre professores, técnicos administrativos e estudantes. O resultado deve ser homologado no dia 11 de junho e enviado ao Ministério da Educação, em Brasília. A partir daí passa a contar um prazo de até 90 dias para aprovação do nome do novo reitor do IFMS.

Nos siga no Google Notícias