ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

“Terra de Heróis”, município de MS completa 55 anos nesta segunda-feira

Antônio João tem origem em povoado criado por imigrante italiano e homenageia o Tenente da Cavalaria que lutou na Guerra do Paraguai

Tatiana Marin | 18/03/2019 08:34
Estátua em homenagem ao Tenente da Cavalaria Antônio João, que lutou na Guerra do Paraguai. (Foto: Prefeitura de Antônio João)
Estátua em homenagem ao Tenente da Cavalaria Antônio João, que lutou na Guerra do Paraguai. (Foto: Prefeitura de Antônio João)

Com raízes de imigrante italiano e homenagem a herói da Guerra do Paraguai, o município de Antônio João, que fica a 279 quilômetros de Campo Grande, completa nesta segunda-feira (18) 55 anos. A cidade fica na região sudoeste do Estado, faz fronteira com o Paraguai e tem como lema "Terra de Heróis".

O italiano Eugênio Penzo, de Gênova, na Itália, deu origem ao povoado que se tornaria o município que hoje tem, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 8.891 habitantes e área territorial de 1.145,175 km². Ele chegou no Estado em 1900 e em 1936 tomou posse da gleba denominada Cabeceira dos Bugres, de 5.329 ha.

Conforme história contada no site da Prefeitura de Antônio João, abriu picadas e dividiu lotes com cercas de arames com o objetivo de ceder para as pessoas que tivessem interesse em trabalharem sob a forma de cooperativa. Nestes lotes plantava-se arroz, milho, feijão, amendoim, batata doce, cana de açúcar, banana, e café.

O povoado foi elevado a distrito, denominado Eugênio Penzo, pela lei número 135, de 28 de setembro de 1948 e o município foi criado pela Lei nº. 2.142 em 18 de março de 1964. A nome do Tenente da Cavalaria Antônio João Ribeiro, considerado herói da Guerra do Paraguai, foi escolhido para denominar a cidade.

Comemoração - As festividades que estavam programadas para o último final de semana foram adiadas devido às condições climáticas. No Facebook da Prefeitura de Antônio João, comunicado informa que a programação foi transferida para o próximo final de semana dias 22, 23 e 24 de março.

O evento vai contar com noite do avivamento das Igrejas na sexta-feira (22) no Auditório do Paço, a noite da culinária com shows na Praça Central no sábado (23) e a abertura da 2 Copa Junei Marques de Futebol de Campo no domingo (24).

Nos siga no Google Notícias