ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Alunos de escola estadual estudam em salas improvisadas em quadra de esportes

Secretaria Estadual de Educação não sabe quando reforma da Escola Vilmar Vieira de Matos vai ficar pronta

Helio de Freitas, de Dourados | 11/05/2023 11:03
Alunos deixam salas de aula improvisadas com divisórias em quadra de esportes (Foto: Divulgação)
Alunos deixam salas de aula improvisadas com divisórias em quadra de esportes (Foto: Divulgação)

Pelo menos 1.300 estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos estão frequentando aulas em salas improvisadas em uma quadra de esportes em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

Localizada no Jardim Rasselen, na região sul da cidade, a escola está em reforma desde janeiro e a Secretaria Estadual de Educação não tem previsão de quando as obras serão concluídas.

Enquanto a escola é reformada, os alunos estudam em salas feitas com divisórias na quadra de esportes do CSU (Centro Social Urbano), localizado no Jardim Água Boa, a 1 km da unidade em obras.

Alunos ouvidos pela reportagem relatam dificuldades de aprendizado por causa da falta de ventilação e de acessibilidade e muito barulho – as salas foram improvisadas sob a cobertura da quadra de esportes. Na quadra, foi improvisada a sala dos professores. O espaço da diretoria foi montado num espaço elevado, espécie de palco.

As reclamações de estudantes e pais de alunos chegaram à Câmara de Vereadores. Nesta semana, a vereadora Tânia Cristina (PP) esteve no local e disse que a falta de estrutura para receber alunos e professores tem causando transtorno à comunidade escolar. “Fui procurada por vários pais que relataram as condições em que os alunos e professores estão participando das aulas”.

Sala de professores, improvisada em quadra de esportes (Foto: Direto das Ruas)
Sala de professores, improvisada em quadra de esportes (Foto: Direto das Ruas)

A vereadora afirmou que o barulho no local é “ensurdecedor” e os professores usam banheiros unissex. “Em dias quentes, o calor é enorme, insuportável, e em dias de chuva há goteiras por toda a parte”, disse Tânia Cristina.

Ao Campo Grande News, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que a escola passa por reforma parcial, com investimentos de quase R$ 330 mil.

“No momento, não é possível estipular prazo para conclusão. Em virtude da falta de espaço adequado para aluguel, a quadra foi indicada pela própria comunidade escolar. Foram realizadas as adequações para receber os estudantes e uma equipe de engenharia da SED vai avaliar a necessidade de novas intervenções, informou.

Nesta sexta-feira (12), o governador Eduardo Riedel inaugura, às 16h, a reforma das escolas estaduais Castro Alves, na Rua Ciro Melo, e Menodora Fialho de Figueiredo, na Avenida Weimar Gonçalves Torres. O ato será na Castro Alves.

Interior de sala de aula improvisada em quadra de esportes (Foto: Direto das Ruas)
Interior de sala de aula improvisada em quadra de esportes (Foto: Direto das Ruas)


Nos siga no Google Notícias