ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Amambai e Aparecida do Taboado comemoram 64 anos nesta sexta-feira

Nicholas Vasconcelos | 28/09/2012 08:55
Vista aérea do município de Amambai, que completa hoje 64 anos. (Foto: Divulgação)
Vista aérea do município de Amambai, que completa hoje 64 anos. (Foto: Divulgação)

Amambai e Aparecida do Toabado celebram nesta sexta-feira (27), aniversário de 64 anos de criação dos municípios com agenda de atividades comemorativas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o bandeirante Aleixo Garcia foi o primeiro a chegar em Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande,e teve seu povoamento iniciado com a atividade da erva mata da Companhia Matte Laranjeira logo após o fim da Guerra do Paraguai. Por volta de 1905, a migração gaúcha ajudou a desenvolver a região que formava Amambai e Coronel Sapucaia.

A emancipação de Ponta Porã veio em 1948 e ajudou a criar também outros municípios da região de fronteira com o Paraguai.

Hoje Amambai tem 34.730 habitantes e sua economia é baseada na agropecuária, indústria e serviços. Se destacam o rebanho de 350 mil cabeças de gado, produção de soja, suinocultura e avicultura.

Em comemoração ao aniversário estão previstos um show com a banda Brasil 2000, que se apresenta na praça Orlando Viol, e também apresentação de manobras em motos na praça Coronel Valêncio de Brum.

Entrada de Aparecida do Taboado, que faz aniversário hoje. (Foto: Divulgação)
Entrada de Aparecida do Taboado, que faz aniversário hoje. (Foto: Divulgação)

Aparecida do Taboado-No Leste do Estado, está Aparecida do Taboado e que ficou nacionalmente conhecida como “A terra dos 60 dias apaixonado” e se localiza na divisa com São Paulo e Minas Gerais.

Os primeiros moradores de Aparecida do Taboado chegaram vindos de São Paulo e Minas Gerais a partir de 1830 e se estabeleceram às margens do rio Paraná. O nome da cidade tem origem nas taboas, vegetação de áreas alagadas do Cerrado.

O município foi emancipado de Paranaíba em 1948 e tem os distritos de Cupins e Oriente.

De acordo com o IBGE, o município tem 22.320 habitantes e a base da sua produção na pecuária, produção de açúcar e alcool e também no turismo. A economia de Aparecida do Taboado teve fortalecimento com a construção da ponte rodoferroviária e que ligou a cidade ao Estado de São Paulo.

Entre as atividades de aniversário de Aparecida do Taboado está a realização da Marcha para Jesus, que sairá da praça da Vila Barbosa e vai até a avenida Orlando Mascarenhas.

Nos siga no Google Notícias