ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Após denúncia de poluição, Votorantim firma acordo para cessar emissão de poeira

Após medidas de contenção adotadas, o MP não recebeu mais reclamações referentes ao pó gerado pelas atividades

Lucia Morel | 12/06/2021 18:43
Piscina de casa do denunciante lotada de poeira decorrente da empresa de cimento. (Foto: Inquérito Civil)
Piscina de casa do denunciante lotada de poeira decorrente da empresa de cimento. (Foto: Inquérito Civil)

Depois de denúncia ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul de poluição no bairro Maria Leite, em Corumbá, acordo foi firmado entre o órgão e a Votorantim Cimentos S.A., que se comprometeu reduzir a emissão de partículas poluidoras decorrentes de suas atividades.

Segundo o MP, as medidas adotadas até agora e as que deverão ser cumpridas através de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) cumprem o objetivo das investigações de reduzir a poluição da região.

Trecho do documento que encerra o inquérito sustenta que “há mais de ano este órgão ministerial não recebe reclamações da comunidade local referentes à poeira gerada pelas atividades”.

Houve reclamação de moradores que revelavam em fotos a sujeira produzida pela empresa. Na ocasião da denúncia, em 2019, o reclamante relatou que a Votorantim funcionava também à noite, “sendo que a poeira fica em suspensão em torno de meia hora”.

Além disso, as atividades da empresa eram realizadas por 20 dias seguidos, parando por dez, “dando uma “falsa” impressão de que o problema foi resolvido”.

Diante disso, o MP começou as tratativas com a empresa, que se comprometeu a instalar uma estação meteorológica para o monitoramento da qualidade do ar e coletar amostras de partículas em equipamentos específicos por período determinado e ainda a instalação de filtros.

No acordo, está previsto ainda a apresentação de relatórios monitoramento de forma frequente sobre a qualidade do ar tanto ao ministério quanto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias