ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Moradores denunciam poluição provocada por fábrica de cimento

Em Corumbá, um pó preto sai das chaminés da fábrica e fica suspenso no ar por meia hora

Bruna Kaspary | 06/02/2019 10:53
No inquérito foram anexadas fotos que mostram a sujeira que seria provocada pela fábrica (Foto: Divulgação)
No inquérito foram anexadas fotos que mostram a sujeira que seria provocada pela fábrica (Foto: Divulgação)

Os moradores de Corumbá - cidade a 419 km de Campo Grande – denunciaram uma fábrica de cimentos por poluição. Segundo eles, enquanto a empresa está funcionando, um pó preto sai pelas chaminés e fica suspenso até meia hora depois que as máquinas são desligadas, provocando a sujeira das casas ao redor.

Em setembro do ano passado os moradores fizeram a denúncia ao Ministério Público Estadual alegando que, como forma de tentar disfarçar os danos provocados, a fábrica da Votorantim cimentos funciona 20 dias seguidos e faz um intervalo de dez.

Na última sexta-feira (1°) o ministério instaurou um inquérito civil para investigar a denúncia. Segundo os moradores, enquanto a fábrica está em funcionamento essa poeira é despejada pelas chaminés.

Eles não sabem dizer exatamente se esse pó é resíduo de algum material ou mesmo se é nocivo à saúde. O MPE aguarda o resultado de uma análise solicitada para medir a respeito da quantidade de poluição que está sendo produzida pela fábrica e os riscos.

A empresa já foi notificada sobre do inquérito e foi estabelecido um prazo de dez dias para que ela se pronuncie a respeito da denúncia.

Em nota, a assessoria da Votorantim diz que a empresa opera de acordo com as normas legais em relação ao meio ambiente e controle de emissões, com constantes medições e relatórios disponíveis, apresentados periodicamente aos órgãos competentes. A empresa informou que está investindo, em 2019, na modernização de sua operação e em sistemas de controle de emissões de material particulado. Este projeto já está em andamento, com investimento de R$ 11,3 milhões.

#Matéria alterada para acréscimo de informações às 12h49

 

Nos siga no Google Notícias