A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

19/05/2013 13:51

Após tensão, domingo é calmo em fazenda ocupada por índios

Viviane Oliveira e Mariana Lopes
Terenas permanecem no local e dizem que só vão sair após decisão TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região de São Paulo. (Foto: Marcos Ermínio)Terenas permanecem no local e dizem que só vão sair após decisão TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região de São Paulo. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de um dia tenso, hoje o clima amanheceu calmo na fazenda Buriti, ocupada por índios terena há 4 dias. O grupo permanece no local, mesmo depois de ter vencido o prazo para deixar a propriedade rural, localizada na região de Sidrolândia.

Com o rosto pintado, usando porretes e flechas o grupo invadiu desde ontem a sede da fazenda, que pertence a Jussimara Bacha. Até então, os terenas estavam restrito a uma área no campo.

Os índigenas montaram barracas e já começaram a plantar na propriedade.

Na última quinta-feira, saiu decisão judicial para que quatro fazendas fossem desocupadas: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará. Foi costurado um acordo para que os 500 indígenas deixassem as fazendas até as 15h de ontem.

Após a decisão de juízes do Estado, os terenas disseram que só vão deixar a área se a decisão vier do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região de São Paulo, a quem devem recorrer da reintegração de posse dada ao proprietário da fazenda Buriti.

Índios terenas ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.




A calma volta a reinar na comunidade dos terenas da aldeia Buriti, após a retirada pela PF dos invasores que teimavam em desocupar a área indígena.
 
samuel gomes-campo grande em 19/05/2013 16:28:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions