A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 01 de Março de 2017

18/05/2013 15:55

Em clima de guerra, índios tomam fazenda Buriti e barram imprensa

Aline dos Santos e Francisco Júnior, de Sidrolândia
Índios invadiram fazenda na última terça-feira. (Foto: Vanderlei Aparecido)Índios invadiram fazenda na última terça-feira. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Em clima de guerra, 600 índios tomaram a fazenda Buriti, em Sidrolândia. Hoje, às 15h, vencia o prazo para a saída dos terenas, que estão na propriedade rural desde quarta-feira.

A imprensa foi recepcionada por índios armados com porretes e facão. Encapuzados e com pinturas pelo corpo, o grupo foi taxativo. Os jornalistas não poderiam entrar na fazenda, nem fazer fotografias ou anotar entrevistas. As ordens foram dadas ao som de rojões.

O procurador Emerson Kalife Siqueira, do MPF (Ministério Público Federal), foi ao local para negociar com os índios. No inicio da tarde, os terenas invadiram a sede da fazenda, que pertence a Jussimara Bacha. Informações dão conta que Ricardo Bacha e a família foram retirados às pressas pela PF (Polícia Federal), que desde o começo da invasão monitora a situação.

Segundo o vereador indígena Cleidinaldo Marcelino Cotocio (PP), o movimento foi pacífico. Ele também nega que o grupo esteja armado. “Falam que índio é preguiçoso, mas já estão gradeando a terra, preparando o plantio”, afirma.

Dono da fazenda Quitéria São José, invadida pelos índios há três meses, Paulo Bacha estava a caminho da fazenda do primo, mas desistiu de prosseguir ao saber da nova situação. Ele conta que o grupo já matou 300 cabeças de gado e fez sua mãe refém.

Na fazenda Cambará, também ocupada nesta semana, os terenas estão acampados na entrada do imóvel rural. O acesso é impedido por galhos de árvores. Na quinta-feira, saiu decisão judicial para que quatro fazendas fossem desocupadas: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará. Foi feito um acordo para que os indígenas deixassem as fazendas até às 15h de hoje.

Os terenas ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.




Me lembrei de uma coisa!!! O território brasileiro é protegido pelos CAÇA Tucano..kkkkkk com arco e flechas emprestado desses índios eu derrubaria todos...
 
Guilherme Alves em 19/05/2013 13:00:17
A coisa esta bagunçado mesmo indio quer terra pra que não cria um animal não planta um pé de cebolinha aida querem mais sera que ja nao basta. Eles pegam a cesta basica do governo e trocar por droga e bebidas eles tem direito a todas as bolsas de beneficio governo e agora querem tomar terras de quem produz! Oras que tipo de produto eles vendem pra gerar renda e impostos nada!!! Sao preguiçosos fanfarroes cachaceiros e mais nada.
 
Carlos Souza em 19/05/2013 10:42:42
ESTES ÍNDIOS SE ACHAM ACIMA DA LEI , DEPREDAM PATRIMÔNIO PARTICULAR DEPOIS VIRAM UMA CAMBADA DE CACHACEIROS QUE DETONAM A TERRA.... UMA VERGONHA CIGCOE NELES ......UM VERGONHA CULPA DA FUNAI QUE PASSA A MÃO NA CABEÇA DELES ...
 
VINICIUS MARQUES em 19/05/2013 08:44:52
Os indios são julgados, por usarem as invasões, mas até hj ninguem foi julgado por seculos de genocidios. Então quem invadiu quem???
 
Idnat Terena em 19/05/2013 08:15:19
Suponhamos que hoje eles conquistem a terra que querem,....daqui 20 anos a população às custas de bolsas, sacolas e etc.... aumentarão, as terras estarão improdutivas e eles com certeza irão querer mais um bocadinho.
 
arnaldo saracho em 18/05/2013 21:06:35
Um absurdo essa situação! Uma falta de respeito com quem trabalha e produz! Eu estava lá e a situação é muito crítica! Foi declarada a guerra literalmente! Passou da hora de resolverem a situação. Até quando?? O Brasil que produz pede socorro!!!
 
Luana Corrêa em 18/05/2013 20:48:54
O querem esses indios não brasileiros, ali infiltrados? São mandados do PARAGUAI e incentivados por missiona´rios americanos para invadirem terras brasileiras. Mais, os antropólogos da FUNAI, SÃO ESCOLADOS PELA cia americana e regiamente recompensados. E tudo começou la em cima, no norte do Brasil e vem descendo, até aqui. O censo nacional de contagem de indios, teve um crescimento espantoso . E claro, não são BRASILEIROS, são importados por americanos, para o caos de terras no Brasil. Mais. tudo porque querem, os americanos, nossas florestas e o sistema aguifero do Brasil. AGUA mesmo. Sou contra esses indios e invasões de terras. Logo, logo, chegarão aqui, em campo Grande e invadirão terrenos e casas, alegando serem de antepassados. Claro, vai ser triste.
 
francisco hauschild em 18/05/2013 20:00:50
Vergonha Nacional! Tomar propriedades de quem produz, em detrimento de quem nada faz. O "indio" da foto, não sabe nem como atirar uma flecha. Aliaz, não existe indios, existem Brasileiros marginalizados e que agora os mandatários da Funai, querem "consertar" tomando terras devidamente escrituradas e entregá-las aos "indios". Se os produtores rurais não se organizarem, eles serão expulsos para a selva amazônica e verão suas terras herdadas de seus antepassados, se transformarem em laboratórios de "ongs" internacionais.
 
Valter Oliveira em 18/05/2013 19:24:20
"Sem terra" bloqueando estradas. Indios invadindo fazendas.Policia fazendo greve. Qualquer dia vamos ter manifestações dos "sem home teather", "sem ticket restaurante", dos "sem tv a cabo", etc... É, a justiça, de um modo geral, tá sem moral mesmo ! Manda os indios sairem e eles não saem. Manda sem terra desbloquear estrada, eles não desbloqueam. Diz que greve de policia é ilegal e eles não estão nem aí.A impunidade nesse pais está ultrapassando todos os limites !!!
 
Marcos Figueiredo em 18/05/2013 19:14:39
Invadem terras e dizem que querem plantar, visitem alguma aldeia para verem o tanto que eles querem produzir só se for " Grama Brachiaria" a exemplo da área que conseguiram no Panambi em Dourados só se vê Brachiaria e colonião, se alguém duvida façam uma visita.
 
Leandro Goncalves em 18/05/2013 18:35:20
Muito me surpreende o superintendente da policia federal dizer que os indios nao estao armados, pois declara que sobrevoou a area, pois por que nao pousou e fez uma busca , ai sim poderia afirmar que nao encontrou armas, vamos trabalhar gente !
 
Marcio Margatto em 18/05/2013 18:27:16
Expulsão e invasão pacífica... Só mesmo no país da piada pronta onde uma etnia tem direito de violar os mais límpidos direitos constitucionais de um brasileiro, porque é índio e os defensores da Constituição passam a mão na cabeça dos criminosos. O ódio é semeado e irrigado com a irresponsabilidade do Estado e deste governo, que não promove o desenvolvimento das comunidades indígenas e lava as mãos diante da violação dos direitos daqueles a quem autorizou a compra das terras. Uma vergonha, só no pais da piada pronta.
 
Valfrido M. Chaves em 18/05/2013 18:16:06
É só no Brasil mesmo! :/
 
William Dias Gomes em 18/05/2013 17:27:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions