A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

14/12/2018 17:25

Asfalto da MS-178 integra Pantanal e Bodoquena na rota do Mercosul

Sílvio Andrade, especial para o Campo Grande News
Águas cristalinas do Rio da Prata, um dos atrativos da região. (Foto Chico Ribeiro)Águas cristalinas do Rio da Prata, um dos atrativos da região. (Foto Chico Ribeiro)

Com a pavimentação do último trecho de revestimento primário da MS-178, uma das obras inacabadas entregue nesta semana pelo governador Reinaldo Azambuja, de 17 km, as regiões da Serra da Bodoquena e do Pantanal se conectam por rodovia com os países vizinhos do Mercosul, criando uma rota internacional para o turismo.

Empresários desse segmento apostam na infraestrutura viária para alavancar o setor, integrando os principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, Argentina e Chile – países que, ao lado do Brasil, formam o corredor bioceânico rodoviário que está sendo viabilizado com a construção da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho.

Os investimentos do Governo do Estado garantiram o asfaltamento de toda a extensão da MS-178, de 115 km – entre a BR-267 e a MS-339 -, interligando os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena. Pela BR-267, chega-se à fronteira com o Paraguai, distante 262 km. Do outro lado, pela MS-339, são 62 km de Bodoquena a Miranda e mais 230 km à Corumbá, pela BR-262.

"A conclusão do asfalto da MS-178, que era um sonho de 20 anos, significa a redenção do nosso turismo", afirma o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano. "Projetamos um futuro promissor com esse caminho pavimentado que integra a Serra da Bodoquena e o Pantanal ao Mercosul. Vamos dobrar o número de visitantes a médio prazo", diz o gestor.

Secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano (Foto: Chico Ribeiro)Secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano (Foto: Chico Ribeiro)
Teodison Gonçalves, gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata. (Foto: Chico Ribeiro)Teodison Gonçalves, gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata. (Foto: Chico Ribeiro)


Investimentos do Estado

O asfaltamento de 17 km da MS-178 e a construção da ponte de concreto sobre o Rio da Prata - o projeto foi paralisado por 15 anos - garantem acesso aos empreendimentos turísticos e o escoamento do agronegócio. Obra consideradas estratégica do ponto de vista viário ao encurtar distâncias entre Bonito a Jardim e Porto Murtinho. Foram investidos 21,2 milhões.

Enquanto a construção da ponte sobre o Rio Paraguai está sendo projetada, entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, a região da Bodoquena vislumbra um novo momento para o turismo doméstico com a obra concluída na MS-178, mais conhecida como Estrada do Curê (porco, na língua guarani). O acesso é fundamental para o sucesso do setor.

Augusto Mariano destacou as ações do Governo do Estado para assegurar meios de transporte eficientes à Bonito e região, como a reestruturação do aeroporto local e os novos voos diários com centros emissores de turistas. Também citou a reconstrução da pista da MS-178, entre o aeroporto e o centro de Bonito, com nova iluminação e ciclovia até o balneário municipal.

"As perspectivas para os próximos anos são as melhores possíveis, principalmente porque contamos com a reeleição do governador Reinaldo Azambuja", disse o secretário. "Nunca tivemos tantos investimentos como agora em setores essenciais, exemplo da infraestrutura. A ciclovia, aparentemente uma obra simples, é da maior importância. Hoje o uso da bike cresceu muito como atividade esportiva. Tudo isso favorece e estimula a atração do turista."

 

Acesso à Gruta do Lago Azul também está sendo pavimentado. (Foto Divulgação)Acesso à Gruta do Lago Azul também está sendo pavimentado. (Foto Divulgação)

Turista desistia do passeio

Ao participar da inauguração do novo pavimento da MS-178, o secretário estadual de Infraestrutura, Helianey Paulo da Silva, anunciou que o governador Reinaldo Azambuja já autorizou à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) execução do projeto de restauração dos últimos 13 km da estrada, entre Bonito e Jardim. O trecho encontra-se precário.

A chegada do asfalto naquela via, depois de quase duas décadas, trouxe um novo alento a quem produz na região. Exemplo do pecuarista Odilon Teixeira, 65, dono da Fazenda Pedra Branca, fundada no início do século passado. "Isso aqui era um atoleiro, a gente passava a noite puxando caminhão com trator", lembra. "O asfalto era um sonho antigo, vai baixar o frete."

Ao longo do trecho de 30 km, prosperam fazendas de gado e agora de soja. Do lado de Jardim, pousadas badaladas promovem um turismo premiado nacionalmente e visitado por milhares de pessoas, mesmo na época de dificuldades de tacesso. O gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata, Teodison Gonçalves (Mano), 36, conta que havia muito cancelamento de visitas.

"Se chovia, ninguém passava no Curê; os turistas tinham que desviar por Guia Lopes da Laguna (MS-382) e muitos se perdiam", lembra. "Hoje o turista desce no aeroporto de Bonito e em meia hora chega à pousada", acrescenta. Mano projeta um aumento de visitantes em 2019, dos atuais 35 mil/ano para próximo à capacidade do destino, de 42 mil/ano.

Trade turístico projeta aumento de visitantes com nova estrada. (Foto: Chico Ribeiro)Trade turístico projeta aumento de visitantes com nova estrada. (Foto: Chico Ribeiro)
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions