ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Até instalar tela contra drones, Agepen reforça grade em penitenciária

Diretor da agência disse que drone flagrado por câmeras de segurança em janeiro, levou celulares, que foram apreendidos

Helio de Freitas, de Dourados | 15/03/2018 10:11
Câmera gravou drone deixando “encomenda” em presídio de Dourados; no detalhe, preso volta para cela após pegar pacote (Foto: Reprodução)
Câmera gravou drone deixando “encomenda” em presídio de Dourados; no detalhe, preso volta para cela após pegar pacote (Foto: Reprodução)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está reforçando a grade das celas da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). O objetivo é impedir que os detentos cortem as barras de ferro para sair durante a madrugada para pegas “encomendas” entregues por drones.

Ao Campo Grande News, o diretor da Agepen, Aud Oliveira Chaves, disse que a duplicação das grades está sendo feita no raio II, onde ficam os presos ligados a facções criminosas. “O drone pode até chegar ao pátio, mas se o interno não consegue sair da cela, o material levado não será resgatado”, afirmou o diretor.

Ontem (14), o Campo Grand News exibiu o vídeo gravado por câmeras de segurança da PED mostrando um drone deixando um pacote no raio II, na madrugada de 4 de janeiro deste ano. Um detento sai pela janela, pega o pacote e retorna para a cela.

Audi Chaves disse que o drone flagrado pelas câmeras em janeiro levou celulares para os internos. “Fizemos uma varredura na cela e apreendemos os celulares. Foi instaurada uma sindicância. O preso foi identificado e recebeu punição passando um tempo na cela disciplinar”.

Segundo o diretor, o reforço das grades nas celas é uma ação emergencial, mas outras medidas para médio e longo prazo estão sendo adotadas para barrar o acesso de drones nos principais presídios estaduais de Mato Grosso do Sul.

“Vamos instalar tela sobre o pátio e também buscamos tecnologia para bloquear o funcionamento desses equipamentos nos arredores dos presídios. A compra das telas depende de recursos e de licitação”, mas o projeto está bem avançado”, explicou Aud Chaves.

Neste ano, dois drones abatidos a tiros pelos policiais que fazem a vigilância nas torres da muralha da PED. O primeiro abate ocorreu no dia 14 de janeiro, quando um equipamento avaliado em R$ 20 mil sobrevoava o presídio carregando uma sacola. Atingindo por tiros, o drone caiu a 200 metros do presídio.

No dia 20 do mesmo mês, outro drone foi visto por agentes penitenciários pelas câmeras de vigilância. O equipamento bateu na grade que protege o entorno da penitenciária e em seguida foi derrubado a tiros pela PM.

Nos siga no Google Notícias