ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Aulas são suspensas nas regiões ribeirinhas devido à cheia do Rio Paraguai

Alan Diógenes | 30/05/2014 22:11

As aulas nas escolas localizadas nas regiões ribeirinhas de Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande, estão sendo suspensas pela prefeitura da cidade, devido às inundações que estão ocorrendo em virtude da cheia do Rio Paraguai.

As primeiras escolas que tiveram suas aulas paralisadas foram das regiões da Barra do São Lourenço e do Paraguai Mirim, extensões da Escola Municipal Rural Porto Esperança, no alto Paraguai. Isto ocorreu no início de maio, quando as duas unidades foram invadidas pelas águas, impedindo continuidade das aulas.

No dia 15 de maio, a Secretaria de Educação suspendeu também as aulas na extensão Sebastião Rolon, Escola Porto Esperança, na Colônia do Bracinho, região do Taquari, devido ao alagamento de toda a região, inclusive das vias de acesso à escola. Em relação à escola da Colônia Bracinho, a paralisação se deveu ao fato de que as vias de acesso ao estabelecimento, localizado no Porto Sairú, estão com acesso prejudicado devido ao alagamento que atinge todo o Pantanal Sul.

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, informou que as aulas nas escolas do alto Paraguai, São Lourenço e Paraguai Mirim, tiveram que ser paralisadas devido ao fato das águas do Rio Paraguai haver inundado os dois prédios. Ela lembra que o transporte nas escolas ribeirinhas do alto Paraguai, São Lourenço, Paraguai Mirim e outras, é realizado por meio de embarcações apropriadas para o transporte escolar.

Já na extensão da Colônia Bracinho, o transporte tem que ser via terrestre. Uma alternativa foi um veículo traçado bastante utilizado na região pantaneira. No entanto, devido à subida do nível das águas, não houve como dar continuidade aos serviços, por que o veículo sofreu uma pane ao atravessar um trecho arenoso que já estava alagado.

Roseane Limoeiro está avaliando também a possibilidade de suspender as aulas em outras regiões ribeirinhas e em áreas alagáveis. Uma delas é do Porto da Manga. Com a interdição da Estrada Parque Pantanal Sul e a suspensão dos serviços de travessia da balsa, o acesso à escola está dificultado, principalmente por parte dos professores, bem como atendimento àquela unidade com alimentos e materiais de insumos. As aulas foram paralisadas, devendo retornar na segunda quinzena de agosto, dependendo as condições da cheia no pantanal.

Transporte - A secretária Roseane Limoeiro informou ainda que, em relação ao transporte escolar dos alunos da Colônia Bracinho, a Prefeitura está ultimando processo licitatório para aquisição de um veículo em condições de trafegar em uma região como o Taquari. A expectativa é que no retorno das aulas, previstas para agosto, quando as águas abaixarem, o novo transporte já esteja funcionando.

Nos siga no Google Notícias