ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Câmara aprova relatório de comissão e afasta vereadora por 90 dias

Andrea Fim é acusada de maltratar servidora de posto de saúde; ela se diz vítima de injustiça

Helio de Freitas, de Dourados | 11/07/2022 16:17
A vereadora Andrea Fim, suspensa por 90 dias acusada de abuso de poder (Foto: Divulgação)
A vereadora Andrea Fim, suspensa por 90 dias acusada de abuso de poder (Foto: Divulgação)

Por 6 votos a 4, a Câmara de Nova Alvorada do Sul (a 116 km de Campo Grande) aprovou nesta segunda-feira (11) a suspensão da vereadora Andrea Fim (PP) por 90 dias. Em sessão extraordinária, o Legislativo ratificou a decisão tomada no dia 30 de junho pela Comissão de Ética.

Andrea Fim foi denunciada à polícia acusada de maltratar uma fisioterapeuta da rede pública de saúde durante visita à unidade para saber se as pessoas estavam contentes com o atendimento. O caso foi arquivado na delegacia, mas foi levado à Comissão de Ética, que decidiu pela suspensão da vereadora por abuso de poder.

Durante o afastamento, a vaga será ocupada pela primeira suplente, Rosana Pinheiro (União Brasil). Andrea ficará sem receber salário enquanto estiver suspensa.

Ao Campo Grande News, ela disse que foi vítima de injustiça e prometeu recorrer ao Poder Judiciário contra a decisão de seus colegas. Andrea afirmou não ter ido se defender pessoalmente na sessão de hoje porque estava com o filho no médico.

“Todos os depoimentos comprovam que não excedi de minhas prerrogativas e que exerci meu mandato com respeito, dentro do Código de Ética e do Regimento Interno. Nunca iria humilhar servidor, fiz meu papel de legisladora e seguirei sempre com a com minhas condutas pautadas dentro do que me compete”, afirmou.

O advogado dela, Noemir Felipetto, disse que a decisão da Comissário de Ética está totalmente fora de contexto probatório, pois o caso foi esclarecido e arquivado pelo delegado de polícia. “Mas praticamente nada foi levado em conta para a fundamentação da decisão”.

Para a defesa, os vereadores não seguiram as provas e os depoimentos das testemunhas. “Ela não cometeu nenhum abuso. Tal decisão pode abrir grave precedente em Nova Alvorada do Sul, de um vereador não poder mais exercer o que lhe é mais sagrado, o dever de fiscalização”.

Eleição – Se não conseguir reverter a suspensão na Justiça, Andrea Fim não poderá votar na eleição da Mesa Diretora da Câmara, marcada para o dia 2 o mês que vem.

A reportagem apurou que a mudança deve beneficiar o vereador Sidcley Brasil da Silva (MDB), candidato a presidente do Legislativo. Ele vai disputar o cargo com o vereador Edir Alves Mesquita, também do MDB. Se conseguir o apoio da suplente Rosana Pinheiro, Sidcley deve ser eleito por seis votos.

Nos siga no Google Notícias