ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Campanha de vacinação dos povos indígenas 2017 começa neste sábado

Paulo Nonato de Souza | 05/05/2017 16:13
Campanha de Vacinação dos Povos Indígenas começa neste sábado e se estenderá até o dia 21 em todo o Brasil (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
Campanha de Vacinação dos Povos Indígenas começa neste sábado e se estenderá até o dia 21 em todo o Brasil (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)

O Mês de Vacinação dos Povos Indígenas 2017 será lançado neste sábado pelo Ministério da Saúde com 180 mil doses de vacina contra doenças, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, influenza, caxumba, febre amarela e HPV. Com abrangência em nível nacional, a campanha será aberta em ato simbólico na Aldeia Linha 9 Amaral, no município de Cacoal, no Estado de Rondônia, e se estenderá até o dia 21 deste mês.

A campanha tem o objetivo de reforçar a imunização das populações indígenas, alcançando aldeias, áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal. Os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas espalhados pelo País receberão uma força-tarefa com a missão de imunizar 114 mil indígenas aldeados em todas as regiões do país, abrangendo 82 Polos Base, 1.012 aldeias e 138 etnias.

Pelos cálculos do Ministério da Saúde, sera possível levar imunização a mais de cinco mil aldeias em todo o Brasil. Somente no Mato Grosso do Sul, estado com a segunda maior população indígena do País, a meta é vacinar cerca de 64 mil indígenas, algo em torno de 80% de toda população.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 5, o Ministério da Saúde anunciou que mais de três mil profissionais já estão envolvidos na ação, e mais da metade (50,5%) são Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento (AISAN). Também compõem a equipe médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, que integram as chamadas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena.

Nos siga no Google Notícias