ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Carreta do TJ atenderá seis municípios de MS entre novembro e dezembro

Nesta segunda-feira, a carreta estará no município de Jateí para oferecer gratuitamente serviços jurídicos

Por Mylena Fraiha | 19/11/2023 15:38
Pessoas durante fila de atendimento na Carreta da Justiça do TJMS (Foto: Divulgação)
Pessoas durante fila de atendimento na Carreta da Justiça do TJMS (Foto: Divulgação)

Entre novembro e dezembro, a Carreta da Justiça do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) atenderá seis municípios de Mato Grosso do Sul, para oferecer gratuitamente serviços jurídicos à comunidade local. A partir desta segunda-feira (20), a carreta estará no município de Jateí, a 292 km da Capital, e permanecerá na cidade até o dia e 21 de novembro.

Nos dias 23 e 24 de novembro, a Carreta da Justiça seguirá para atender a população de Vicentina. As próximas cidades a receberem a unidade móvel, conforme o calendário, são Laguna Carapã (27 e 28/11), Douradina (30/11 e 01/12), Aral Moreira (11 e 12/12) e Antônio João (14 e 15/12).

A Carreta da Justiça tem como objetivo aproximar o Judiciário da população, proporcionando cidadania a pessoas que nunca tiveram a oportunidade de utilizar os serviços judiciais sem a necessidade de deslocamento para a cidade onde há um Fórum.

A estrutura da Carreta da Justiça é uma miniatura de um fórum, contando com gabinete do juiz, sala para promotor, defensor público, sanitário, uma pequena copa e uma varanda na frente para recepção das pessoas, totalizando 44 m².

Outros anos - Em 2022, durante a passagem da unidade móvel por Jateí, 250 pessoas aproveitaram os serviços oferecidos. O reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento foram os mais procurados, totalizando 24 atendimentos.

Além disso, foram realizados três divórcios, uma exoneração de alimentos e um reconhecimento de união estável, resultando em 29 novas ações.

No ano passado, durante a visita à Vicentina, 260 pessoas buscaram soluções para suas demandas na unidade móvel do Poder Judiciário. O reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento também foram os serviços mais procurados em Vicentina, com 27 casais atendidos.

Outros atendimentos incluíram 12 divórcios, um reconhecimento de união estável e uma conversão de separação em divórcio. Ao todo, foram abertas 41 novas ações, e realizados 99 agendamentos, atendimentos, consultas, informações e orientações gerais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias