A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

23/12/2015 14:15

CCZ faz mutirão e secretário pede apoio da população contra mosquito da dengue

Equipes da Secretaria de Saúde de Dourados e dos serviços urbanos estão nesta quarta-feira no Jardim Santa Brígida, para mutirão de limpeza e orientação de moradores

Helio de Freitas, de Dourados
Mutirão contra mosquito da dengue acontece nesta quarta no Jardim Santa Brígida (Foto: Eliel Oliveira)Mutirão contra mosquito da dengue acontece nesta quarta no Jardim Santa Brígida (Foto: Eliel Oliveira)

Agentes de saúde e equipes dos serviços urbanos fazem mutirão contra o mosquito da dengue nesta quarta-feira (23) no Jardim Santa Brígida, região norte de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O trabalho é coordenado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Pelo menos 70 pessoas foram mobilizadas para o trabalho, que inclui vistoria em terrenos e residências para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, coleta de material que possa servir de depósito de água, roçada de terrenos baldios e recolhimento de entulho.

A coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, disse que em uma semana esse é o segundo grande mutirão contra o mosquito, que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e o zica vírus – apontado como uma das causas da microcefalia.

Na semana passada, 1.800 imóveis foram vistoriados no Grande Água Boa, uma das regiões mais populosas da cidade. Foram 57 focos do mosquito encontrados nas residências. Dourados tem 1.300 casos de dengue confirmados neste ano – em 2014 foram 35.

Segundo Rosana da Silva, as ações contra a dengue vão continuar na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul mesmo no período de fim de ano. Entretanto, após o desta quarta, novos mutirões só serão definidos com base no Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), que será feito no dia 4 de janeiro. “O Liraa vai apontar as regiões com maior infestação do transmissor e serão nesses locais que vamos concentrar as ações em janeiro”.

Secretário cobra população – O secretário de Saúde de Dourados, Sebastião Nogueira, disse que o combate ao mosquito será cada vez mais intenso. Ele cobrou mais participação dos moradores na luta contra o Aedes. “Estamos fazendo o nosso papel e indo até as casas para conscientização. Mas, precisamos contar com o apoio maciço da população, que deve nos ajudar nessa guerra diária contra o mosquito”.

Nogueira disse que informou ao prefeito Murilo Zauith (PSB) sobre o risco de uma epidemia de doenças no verão e recebeu a garantia de que todos os setores da prefeitura vão ajudar na luta contra a dengue.

Ação pede a transferência de presos detidos na delegacia de Bonito
O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou com ação civil pública pedindo à Justiça que determine a transferência imediata de todos os presos prov...
Sicredi faz doação para reformas de quartos no Lar do Idoso de Dourados
A agência Integração do Sicredi de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - fez a doação de recursos para a reforma de 14 quartos no L...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions