A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

04/01/2016 15:19

Chuva atrapalha obras de recuperação e aumenta cratera em avenida

Caroline Maldonado e Liana Feitosa
Famílias tiveram que deixar casas por causa de cratera em avenida (Foto: Tá Na Mídia Naviraí)Famílias tiveram que deixar casas por causa de cratera em avenida (Foto: Tá Na Mídia Naviraí)
Casas foram alagadas em vários bairros de Naviraí (Foto: Prefeitura de Naviraí)Casas foram alagadas em vários bairros de Naviraí (Foto: Prefeitura de Naviraí)

As chuvas do fim de semana prejudicaram trabalho para conter uma cratera que se abriu na área urbana em Naviraí, e 366 quilômetros de Campo Grande, e agora a prefeitura espera uma mudança no tempo e licitação para instalar drenagem e asfalto na região do Bairro Vila Alta.

O projeto está orçado em R$ 8 milhões e foi negociado como antecipação dos investimentos que a Sanesul terá que fazer na cidade a partir da renovação do contrato de concessão. Ocorre que a previsão é de mais chuvas para a região nesta semana e o El Niño trará nuvens carregadas até fevereiro. 

Na Avenida José Soares Limeira, no Bairro Vila Alta, o trânsito mas foi interrompido devido ao grande buraco que aumentou com a tempestade, que resultou em 86 milímetros precipitação. Além disso, várias casas foram alagadas. Somente no sábado (2), a cidade teve 40 minutos de chuva que resultaram em 82 milímetros, segundo a estação meteorológica da Cooperativa Copasul.

Além da região do Vila Alta, outros pontos da cidade como Jardim Paraíso IV, Jardim Eldorado e Bairro Varjão tiveram alagamentos. Segundo o gerente de obras da prefeitura, Flávio Tanus, todo o serviço para reparar a área onde se abriu a cratera foi perdido. “Esperamos que faça sol pelo menos uns 15 dias para podermos tapar aquela cratera, mas a chuva não deixa”, comentou.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Estado de Infraestrutura deve publicar nos próximos dias a licitação para drenagem de águas pluviais e asfalto na região. “Nossa expectativa é que a licitação demore uns 40 dias. Não é uma obra simples, é demorada, mas irá resolver de uma vez por todas esse problema que afeta aquela população”, disse o prefeito, Leonardo Matos.

A Defesa Civil Estadual enviou equipe para para auxiliar na retirada de algumas famílias prejudicadas pela cratera, segundo o secretário executivo da Divisão de Produtos Químicos Perigosos, Sandoval Leonardo Junior.

“Há famílias desalojadas, que tiveram a casa afetada por alagamento e pessoas desabrigadas, que precisam ser retiradas do local. O buraco, que é anterior à chuva deste final de semana, aumentou. Por isso, famílias foram retiradas, sendo abrigadas em locais públicos municipais”, comentou.

Hoje, a Defesa estadual tem três equipes auxiliando cidades do Estado. Os municípios atendidos são Guia Lopes da Laguna, Batayporã e Taquarussu.

Previsão – São esperadas pancadas de chuva hoje (4) e amanha em Naviraí e na quarta-feira (6) as nuvens devem encobrir o céu o dia inteiro com chuva forte, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Somente para segunda e terça-feira, é prevista precipitação de 55 milímetros de água. A previsão é a mesma para Guia Lopes da Laguna.

Em Batayporã, a chuva deve ser mais amena, mas segue até quarta-feira. Para Taquarussu, são previstas pancadas de chuva até amanhã (5), mas no dia seguinte o céu permanece com muitas nuvens.

O tempo chuvoso de deve ao El Niño, um fenômeno climático que envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Com isso, as chuvas seguem até fevereiro na região centro-sul do Estado. 

Após 2 mil milímetros de chuva, Naviraí espera R$ 8 milhões para conter erosão
Depois de um dia de muita chuva, 90 milímetros em 40 minutos,neste sábado, o prefeito de Naviraí, Leó Matos, espera por um período de estiagem para i...
Homem morre após levar tiro de chumbinho no peito
Na manha de hoje (13), um homem foi morto por um tiro acidental por uma espingarda de chumbinho, no bairro Vila Nova, em Três Lagoas, distante há 338...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions