ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Chuva de 125 milímetros em 2 horas alaga ruas e turistas ficam ilhados

Feriado prolongado foi de tempo estável em cidade turística, mas condições climáticas mudaram neste domingo

Liniker Ribeiro e Silvia Frias | 21/04/2019 19:37
Carros passando por um dos trechos alagados do Centro de Bonito (Foto: Direto das Ruas)
Carros passando por um dos trechos alagados do Centro de Bonito (Foto: Direto das Ruas)

O tempo mudou em Bonito – distante 257 quilômetros da Capital –, neste domingo (21), e a chuva que caiu sobre a cidade no último dia do feriado prolongado alagou ruas e avenidas do Centro. Turistas também tiveram de aguardar o nível da água baixar em dois córregos que transbordaram, bloqueando a passagem de veículos de passeios por pontes na região de dois dos principais balneários do município.

De acordo com a Defesa Civil local, foram registrados 125 milímetros de chuva em aproximadamente 1 hora e 50 minutos. Por volta das 14h30, uma primeira pancada caiu sobre a cidade e, após alguns minutos de trégua, foi cerca de 1h30 ininterruptas de chuva.

“A drenagem não deu conta do volume e foram registrados pontos de alagamentos na área urbana e na rodovia do turismo, onde ainda tem gente sendo auxiliado”, revelou o responsável pela Defesa Civil na cidade, Edmundo Dinele Costa Júnior.

Chuva de 125 milímetros em 2 horas alaga ruas e turistas ficam ilhados

Segundo ele, nas proximidades dos balneários do Sol e Ilha Bonita, o transbordamento dos córregos Bonito e Marambaia fez o nível da água alcançar uma altura equivalente à metade de uma porta de caminhonete. “Por isso que, inicialmente, os veículos de passeio não estavam sendo puxados”, afirmou.

Fotos enviadas ao Campo Grande News por uma moradora, mostram a situação em trechos do Centro da cidade. Na Rua das flores, por pouco a água não invadiu um restaurante. Mesmo assim, condutores se arriscavam passando pelos pontos alagados.

De acordo com o secretário de turismo, Augusto Mariano, a situação já está controlada e os turistas, assim como moradores, recebem auxílio de equipes da prefeitura. “A cidade está seca, mas foram registrados pontos de inundação na área central. Já percorremos alguns destes pontos e equipes da Secretaria de Obras também estão em alerta”, revelou.

Ainda segundo ele, a água também já está baixando nas proximidades dos balneários o que deve fazer com que todos consigam passar pelos dois locais em breve. Veículos maiores já passam tranquilamente pelos pontos e alguns até auxiliam carros menores.

Mariano afirmou também que há aproximadamente 10 dias o tempo estava estável na região. “Mudou hoje e de repente. Mas ontem mesmo não estava assim e pelo menos 500 pessoas aproveitaram o dia no Balneário Municipal”, complementa.

Conforme a Defesa Civil, ainda não há uma balanço final em relação as ocorrências registradas neste domingo. Por outro lado, nenhuma família precisou ser retirada de casa por conta dos alagamentos. Apesar disso, o alerta continua valendo para o município e a orientação é para que as pessoas evitem locais alagados, com árvores e se abriguem em regiões mais altas.

Nos siga no Google Notícias