ACOMPANHE-NOS    
JULHO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Com 23 contaminados e 80 isolados, prefeitura pede fechamento de frigorífico

Funcionários contaminados em indústria da JBS levaram vírus para cidades vizinhas e para reserva indígena

Por Tainá Jara | 26/05/2020 18:21
Douradina tem 23 contaminados pelo novo coronavírus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Douradina)
Douradina tem 23 contaminados pelo novo coronavírus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Douradina)

A prefeitura de Douradina, distante 197 quilômetros de Campo Grande, solicitou ao Frigorífico do Grupo JBS (Seara Alimentos Ltda.), situado na BR-163, em Dourados, o suspensão das atividades e a dispensa temporária remunerada dos funcionários residentes no município de 5,9 mil habitantes. A cidade é a segunda em Mato Grosso do Sul, com maior incidência da doença. São 23 casos confirmados e todos envolvem contratados da empresa ou familiares.

De acordo com o prefeito Jean Sérgio Clavisso Fogaça, a solicitação acontece tendo em vista que Douradina teve um aumento exponencial nos números de casos confirmados do novo coronavírus. Além dos casos já confirmados da doença, há cinco suspeitas e 80 pessoas cumprindo isolamento domiciliar.

“A JBS é uma grande parceira do município, que emprega cerca de 100 pessoas da cidade e é uma das maiores geradoras de empregos na região. Qualquer grande empresa do estado e do País está sujeita a este tipo de incidente nos dias de hoje, e dessa forma, nossa cobrança é para que tendo conhecimento da atual situação ela haja de forma responsável e evite que os números dessa pandemia sejam ainda maiores”, pontuou o prefeito.

Além da cobrança por informações das estratégias e o pedir a suspensão ou dispensa temporária dos trabalhadores de Douradina, o prefeito também solicitou o imediato acesso ao plano de biossegurança do frigorífico.

Preocupa a população a possibilidade de propagação de coronavírus entre os funcionários da JBS/Seara. Ele já havia direcionado anteriormente à SES (Secretaria de Estado de Saúde) o pedido para suspensão temporária das atividades.