ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Com paciente no corredor, médicos denunciam falta de vaga em hospital

Denúncia foi feita em carta enviada ao Samu e Corpo de Bombeiros pedindo que só encaminhassem pacientes ao Hospital da Vida se macas do socorro pudessem ficar retidas

Helio de Freitas, de Dourados | 11/02/2019 15:12
Hospital da Vida estava com todos os setores e até corredores lotados ontem (Foto: Divulgação)
Hospital da Vida estava com todos os setores e até corredores lotados ontem (Foto: Divulgação)

O Hospital da Vida, maior unidade a oferecer atendimento de urgência e emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na região sul de Mato Grosso do Sul, está mais uma vez superlotado.

Localizado em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o hospital voltou neste domingo (10) a ter pacientes espalhados pelos corredores por falta de vaga nos setores de internação. A denúncia sobre a superlotação foi feita pelos próprios médicos de plantão ontem no hospital.

Um ofício assinado por quatro profissionais - entre eles os médicos Fabrício Barros da ala vermelha e Gabriel José Mordies da classificação de riscos – foi enviado ao Corpo de Bombeiros e ao Samu (Serviço Móvel de Urgência) alertando sobre a superlotação.

No documento, endereçado ainda ao Ministério Público, à Secretaria de Saúde do município e à Central de Regulação, os médicos afirmam que não havia vaga em nenhum local, pois todos os leitos e macas estavam ocupados.

“Neste momento o Hospital da Vida não dispõe de nenhum leito, maca ou colchão livres. Estamos com superlotação acima da capacidade máxima, sendo 18 pacientes na área verde, oito pacientes na área vermelha e área amarela desativada para reforma”, alertam os médicos.

Ainda segundo o ofício, as clínicas de internação estavam com quartos e corredores superlotados. “No momento não temos macas e espaço para acomodar os pacientes. Só será possível receber pacientes se as macas puderem ficar retidas”, afirmaram os médicos.

As macas citadas são usadas pelo Samu e Corpo de Bombeiros para transportar os pacientes socorridos ao hospital.

Ao Campo Grande News, o secretário municipal de Saúde Vagner da Silva Costa, disse que a falta de leitos ocorreu na noite de ontem e que a situação já foi resolvida.

Na Câmara - Nesta segunda-feira (11), o presidente da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Daniel Rosa, confirmou em reunião com vereadores que a superlotação é causada pela grande demanda de pacientes de outros municípios.

A Funsaud administra o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Dourados tem gestão plena dos recursos do SUS e por isso o município é obrigado a atender pacientes de outras cidades.

Segundo ele, 60% dos pacientes na UTI do Hospital da Vida são de outros, o mesmo ocorrendo com a ala vermelha do hospital, onde 13 dos 20 leitos são ocupados por pessoas de cidades vizinhas. “Além de Dourados, atendemos mais 32 municípios, o que soma quase um milhão de habitantes”, comentou Daniel.

O dirigente apontou um déficit mensal de R$ 1,5 milhão no orçamento da Funsaud e disse que a atual gestão tenta organizar as finanças. “O problema da Fundação não é de hoje. Estamos nos desdobrando para colocar a conta em ordem”.

O presidente da Câmara Alan Guedes (DEM) disse que o município tem arcado com a responsabilidade de todos os municípios da macrorregião de Dourados.

“Vamos sugerir um seminário e buscar soluções para o problema. Se não for possível, vamos liderar um movimento com a Secretária de Saúde e outros órgãos competentes para mudar esta situação”, prometeu.

Nos siga no Google Notícias