ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Comissão viaja pelo interior para conter coronavírus nas aldeias

Equipe presta assessoria as prefeituras para prevenção e resposta em casos confirmados

Por Gabriel Neris | 13/08/2020 18:17
Indígenas de Miranda são orientados pela Comissão de Controle Sanitário (Foto: Divulgação)
Indígenas de Miranda são orientados pela Comissão de Controle Sanitário (Foto: Divulgação)

Os membros da CCS (Comissão de Controle Sanitário) seguem em viagem pelo interior de Mato Grosso do Sul para orientar servidores municipais e também indígenas sobre ações tomadas de prevenção e resposta a covid-19.

De acordo com o presidente da CCS, coronel Hugo Djan, a equipe está na estrada desde o início da semana passada, passando por diversos municípios, entre eles Miranda, Aquidauana, Antônio João e Corumbá.

A CCS explica que a assessoria prestada aos municípios tem como ações de prevenção ao novo coronavírus, como auxiliá-los nas barreiras sanitárias e instruir os indígenas para usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de forma adequada e fazer abordagem de maneira a coletar sinais e sintomas da doença.

Conforme a Comissão de Controle Sanitário, essas informações devem ser anotadas em relatório e encaminhadas a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e as secretarias municipais de Saúde.

A segunda ação é de resposta as pessoas com casos confirmados da doença, como quais ações tomar durante isolamento social, de que maneira as famílias serão assistidas, já que a pessoa ficará isolada e em caso de gravidade como serão encaminhadas para a rede de saúde local.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso do Sul registrou até esta quinta-feira (13) 34.559 casos confirmados da doença. São 570 mortes confirmadas da doença, índice de 1,6% de letalidade. Somente em Campo Grande são 212 óbitos.

Regras de comentário