ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Companhias aéreas reduzem voos e prejudicam moradores da região sul

Azul suspendeu voo noturno até final de agosto e Passaredo anunciou que para ligação com Guarulhos após o dia 20 de junho

Helio de Freitas, de Dourados | 30/05/2016 10:17
Aeroporto de Dourados atende moradores de toda a região sul e de fronteira (Foto: Arquivo)
Aeroporto de Dourados atende moradores de toda a região sul e de fronteira (Foto: Arquivo)

A crise financeira do país começa a refletir nos voos que diariamente ligam Dourados a São Paulo. A partir do dia 20 de junho, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, localizada a 233 km de Campo Grande, terá apenas um voo diário para o principal centro econômico do país. O aeroporto douradense é usado por moradores de cidades da região sul e da fronteira com o Paraguai.

Primeiro foi a Azul Linhas Aéreas que anunciou a suspensão do voo da madrugada, que partia de Dourados às 3h20 e chegava ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A medida começou a vigorar no dia 15 de maio.

Entretanto, a companhia garante que a medida, já adotada no ano passado inclusive em outras cidades do país, é devido ao inverno e garante a retomada do voo no final de agosto.

Já a Passaredo Linhas Aéreas anunciou a suspensão do único voo que tem de segunda-feira a sábado de Dourados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Por enquanto a companhia continua operando a frequência com saída às 4h e chegada às 7h30 no aeroporto da Grande São Paulo, mas o voo deixa de existir a partir do dia 20 de junho.

Com as decisões tomadas pelas duas companhias, o aeroporto de Dourados, que até este mês tinha quatro voos durante os dias da semana para São Paulo, passará a contar apenas com dois da Azul, com saída às 10h20 e 17h20.

Juliano Almeida Domingos, chefe do aeroporto de Dourados, disse ao Campo Grande News que a Passaredo justificou a paralisação do voo ao fato de ter poucas aeronaves e por falta de slot (espaço para pouso e decolagem) no aeroporto de Guarulhos.

Segundo ele, o setor de planejamento da companhia informou que o voo será retomado no final de julho. Entretanto, até agora o aeroporto douradense não recebeu nenhum pedido de retorno da frequência, o que aumenta a especulação sobre uma paralisação definitiva.

Novos horários – Até o dia 20 de junho, ainda contando com o voo da Passaredo, as ligações aéreas do aeroporto de Dourados para Campinas e Guarulhos ocorrerão de segunda a sexta às 10h20 e 17h20 pela Azul. O voo das 17h20 opera também aos domingos.

De Campinas para Dourados, os voos da Azul partem às 8h20 e 15h25, de domingo a sexta.

Já o voo da Passaredo sai de Dourados de segunda a sábado às 4h da madrugada. Já o voo de Guarulhos para Dourados ocorre de domingo a sexta, com saída às 22h05.

Movimento – De janeiro a abril deste ano, ocorreram 36.180 embarques e desembarques no Aeroporto Francisco de Matos Pereira. Foram 18.233 embarques e 17.947 desembarques.

O mês de maior movimento foi março, quando 10.132 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto douradense.

Nos siga no Google Notícias