ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Conhecida como “Capital do Bolsão”, Paranaíba comemora 165 anos

Cidade teve papel importante durante a Guerra do Paraguai e serviu de rota de fuga para civis

Idaicy Solano | 04/07/2022 06:43
Vista aerea da cidade de Paranaíba, há 422km da Capital. (Foto: Divulgação)
Vista aerea da cidade de Paranaíba, há 422km da Capital. (Foto: Divulgação)

Distante 422 quilômetros de Campo Grande, Paranaíba comemora nesta segunda-feira seus 165 anos de emancipação político-administrativa. A cidade tem uma população estimada de 42.401 pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A cidade é conhecida como “a Capital do Bolsão”, região constituída por Paranaíba e outros nove municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Os primeiros registros da história do município se iniciam no século XVIII, quando a região era habitada pelos índios caiapós, época em que passou a ser devastada por bandeirantes paulistas.

Segundo consta no IBGE, entre 1739 e 1755, a cidade permaneceu sob a liderança de Antônio Pires de Campos, conhecido como 'Pai Pira'. A partir de 1980 o local começou a receber famílias vindas de Minas Gerais, que se estabeleceram no local. A cidade teve um papel importante durante a Guerra do Paraguai, e serviu de rota de fuga para os civis envolvidos no conflito.

Para celebrar o 165° aniversário, a prefeitura de Paranaíba realizou shows, rodeios e exposições com entrada gratuita.

Nos siga no Google Notícias