ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Corumbá confirma três casos de leishmaniose em 2013

Mariana Lopes | 30/01/2013 13:12

Com três casos de leishmaniose confirmados em Corumbá neste ano, a Secretaria de Saúde da Prefeitura afirma que a situação é preocupante. Em 2012, foram registrados seis casos da doença, sendo que cinco foram curados e um ainda está em tratamento.

O primeiro caso foi diagnosticado em um menino de 13 anos, que mora no bairro Maria Leite, e ele já está em tratamento. A doença também foi diagnosticada garota de aproximadamente 14 anos, que mora na região do Assentamento São Gabriel. O caso recentemente diagnosticado é de leishmaniose visceral.

Segundo a médica veterinária Viviane Ametlla, que responde pela Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura, todos os casos foram diagnosticados a tempo e isso deve facilitar no tratamento, que tem duração de 70 dias. “Nós identificamos a doença e o tratamento começou de imediato”, completa.

Ainda de acordo com ela, os números são preocupantes, já que os casos de 2013 são a metade de 2012. “Mas equipes já estão nos bairros para combater a infestação da doença. A primeira recomendação é que assim que aparecer os sintomas, que são febre, emagrecimento e aumento do baço, o médico deverá ser procurado imediatamente”, explicou Viviane.

A médica veterinária orienta a população a limpar os terrenos, já que a sujeira e umidade atraem o transmissor da doença aos humanos. A leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos flebotomídeos, que são pequenos, coberto de pêlos e de coloração clara. (Com informações do jornal Capital do Pantanal)

Nos siga no Google Notícias