Corumbá e Ladário promovem "Dia D" contra o sarampo
Departamento do Programa Nacional de Imunizações estará presente na mobilização comunitária
As cidades de Corumbá e Ladário recebem neste sábado (26) o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. Devido aos casos registrados da doença na Bolívia, país que faz fronteira com o Brasil, foi organizada uma campanha com a participação do DPNI (Departamento do Programa Nacional de Imunizações).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Corumbá e Ladário realizam neste sábado (26) o "Dia D de Vacinação contra o Sarampo", em resposta aos casos registrados na Bolívia. A ação acontece no Centro Poliesportivo Municipal de Corumbá, das 8h às 13h, e no Coreto Central de Ladário. A campanha visa atualizar a caderneta de vacinação, especialmente de crianças e profissionais de saúde. A vacina tríplice viral, disponível gratuitamente pelo SUS, é indicada para pessoas de 12 meses a 59 anos. A Bolívia declarou emergência sanitária após confirmar 150 casos da doença em junho de 2025.
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) orienta que todos os moradores compareçam com documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é indicada para crianças a partir dos 12 meses e adultos até 59 anos, de acordo com o calendário vacinal e a situação individual de cada paciente.
Em Corumbá, a ação acontece no Centro Poliesportivo Municipal, das 8h às 13h. Já em Ladário, a vacinação será realizada no Coreto Central.
A mobilização comunitária tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação, com foco especial em crianças e trabalhadores da saúde. A vacina está disponível gratuitamente pelo SUS e é a forma mais eficaz de evitar que o vírus volte a circular em Mato Grosso do Sul.
Doença viral – O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e potencialmente grave. O Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo em novembro de 2024, mas a circulação do vírus em países vizinhos reacendeu o alerta das autoridades sanitárias. Em junho de 2025, a Bolívia declarou emergência sanitária após confirmar 150 casos da doença.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.