ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Corumbá terá Força Nacional no "Enem dos Concursos"

Efetivo estará na cidade entre 3 e 6 de maio; provas serão aplicadas no dia 5

Por Cassia Modena | 22/04/2024 07:32
Corumbá será uma das 4 cidades de MS onde provas serão aplicadas (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)
Corumbá será uma das 4 cidades de MS onde provas serão aplicadas (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)

A Força Nacional foi convocada para cuidar da segurança em Corumbá, de 3 a 6 de maio. No dia 5, a cidade é uma das quatro de Mato Grosso do Sul onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos". As demais são Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.

O efetivo deverá atuar nas "atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado", como diz portaria publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.

A Força Nacional deverá atuar junto às forças de segurança de Mato Grosso do Sul.

Estados que também tiveram convocação da Força Nacional para dar suporte às provas em algumas cidades são Rondônia, Mato Grosso, Pará e Roraima.

Medidas - Um esquema robusto de segurança supervisionado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e reforçado pela Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Militar, além de diversos órgãos governamentais, está sendo preparado.

O objetivo é garantir a lisura do processo e evitar vazamentos ou fraudes, conforme falou ao Campo Grande News na semana passada Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso e responsável pela segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Uma das novidades será a coleta de dados biométricos dos participantes no dia do exame, seguindo recomendações da Polícia Federal. Eles serão utilizados para identificação dos candidatos em etapas futuras do concurso, bem como na análise de candidatos que concorrem por cotas. Os candidatos também deverão escrever uma frase para análise de grafologia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias