ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 17º

Educação e Tecnologia

"Enem dos concursos" terá biometria, vigilância da Abin e Força Nacional

Objetivo é assegurar integridade das provas e evitar fraudes na maior seleção de candidatos da história

Por Jhefferson Gamarra | 15/04/2024 16:15
Candidatos em local de prova de concurso realizado em Campo Grande (Foto: Alex Machado/Arquivo)
Candidatos em local de prova de concurso realizado em Campo Grande (Foto: Alex Machado/Arquivo)

Para a segurança do CNU (Concurso Nacional Unificado), que ficou conhecido como o "Enem dos Concursos", está sendo preparado esquema robusto supervisionado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e reforçado com a Força Nacional, das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, além de diversos órgãos governamentais.

O objetivo é garantir a lisura do processo e evitar vazamentos ou fraudes que possam comprometer a seleção dos 2,1 milhões de candidatos, incluindo 34.449 em Mato Grosso do Sul.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 228 cidades. Em Mato Grosso do Sul, são 21.538 inscritos para fazer o exame em Campo Grande, 7.739 em Dourados, 2.611 em Corumbá e 2.561 em Três Lagoas. Ao todo, o CNU tem 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso (Foto: Divulgação)
Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso (Foto: Divulgação)

Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso e responsável pela segurança do Enem, conversou com o Campo Grande e ressaltou que com os aprimoramentos, o esquema de segurança, incluindo a coleta de digitais e medidas de vigilância, será ainda mais rígido do que no exame do Ensino Médio. "Pegamos a experiência com o Enem e aprimoramos", afirmou Retamal.

O planejamento de segurança envolveu vistorias minuciosas das áreas de circulação das provas pela Abin, acompanhamento da Força Nacional durante a confecção dos exames e um sistema de transporte monitorado, similar ao do Enem, realizado pelos Correios e escoltado pela PRF.

Outra novidade é a coleta de dados biométricos dos participantes no dia do exame, seguindo recomendações da Polícia Federal. Esses dados serão utilizados para identificação dos candidatos em etapas futuras do concurso, bem como na análise de candidatos que concorrem por cotas. Os candidatos também deverão escrever uma frase para análise de grafologia.

A identificação biométrica vai confirmar se aquela pessoa que está participando é realmente o portador daquele documento, com isso teremos a certeza de que a pessoa que fez a prova é a que está tomando posse", explicou Retamal.

Os cadernos de prova serão distribuídos em todo o país com 48 horas de antecedência, seguindo um esquema semelhante ao do Enem, sendo transportados pelos Correios e escoltados pela PRF até o local de armazenamento, onde estarão sob vigilância constante. Após as provas, o mesmo esquema será aplicado para recolher os materiais. O processo de segurança só será concluído quando todo o material estiver nas mãos da Cesgranrio para correção.

Os Ministérios da Educação e do Trabalho auxiliarão na validação de diplomas e experiências, visando evitar fraudes nesses aspectos. "Os candidatos precisam apresentar os diplomas, então a colaboração dos ministérios será nesse sentido, para conferir a validade dos diplomas, além disso, alguns cargos exigem experiência de trabalho e de títulos, portanto, essa colaboração evita possíveis fraudes", destacou Retamal.

Em relação aos procedimentos no dia do concurso, os candidatos devem estar cientes das restrições, como a proibição de portar celulares e equipamentos eletrônicos, além da obrigatoriedade de apresentar documento com foto e utilizar caneta preta com tubo transparente.

Os candidatos não poderão levar o cartão de confirmação nem o caderno de respostas para casa. No dia do exame, o governo vai divulgar, no site da Cesgranrio, o PDF dos cadernos de questões para que os participantes consigam checar como foi o desempenho.

Os cartões de confirmação estarão no site da Cesgranrio a partir de 25 de abril. A prova da manhã começará às 8h (horário de MS), com a abertura dos portões às 6h30 e o fechamento será 7h30. A duração será de 2h30. No mesmo dia, será realizada a segunda prova, que começará às 13h30, com os portões abrindo às 12h e fechando às 13h. Os concorrentes terão 3h30 para entregar o teste.

O último recado de Retamal é para que o candidato foque no seu desempenho no dia da prova e não cometa nenhuma irregularidade, obedecendo a todas as orientações dos fiscais. Além disso, a orientação é para que os participantes, se possível, façam o trajeto e conheçam o local de prova com antecedência para evitar atrasos e contratempos.

"O que eles têm que fazer é chegar lá cedo, com calma, bem alimentados. Seguir as orientações dos fiscais e procurar fazer a prova com calma, fazer o seu melhor. No dia 25 de abril será disponibilizado o cartão de confirmações de local de prova, então uma orientação é que se possível conhecer o local indicado, para evitar correria e atrasos no dia da prova”, orientou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias