ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Defesa diz que laudo considerou assassino de major semi-imputável

Documento cita o termo, mas juíza, em sentença, definiu o réu como plenamente capaz

Marta Ferreira | 26/06/2019 19:54
Bruno Rocha confessou assinado de major da reserva do  Exército.
Bruno Rocha confessou assinado de major da reserva do Exército.

Embora a sentença da juíza Adriana Lampert, de Bonito, tenha definido o pintor Bruno Rocha, de 38 anos, como plenamente capaz de responder pelo assassinato do major da reserva do Exército Paulo Setterval, 57 anos, ocorrido em abril deste ano, a defesa do réu encaminhou nesta quarta-feira (26) nota ao Campo Grande News com um entendimento diferente. Os advogados criminalistas João Ricardo Batista de Oliveira e Lucas Arguelho afirmam que o psiquiatra forense Rodrigo Abdo, em seu laudo pericial, classificou Bruno como “semi-imputável” em razão da dependência de álcool e drogas e recomendou que ele receba tratamento psiquiátrico por pelo menos dois anos.

Além disso, de acordo com a defesa, “vale ponderar que tampouco iniciou a instrução processual, momento que serão abordadas questões relevantes que a investigação policial não apresentou, oportunizando ao Bruno da Rocha exercer o direito de defesa e contraditório em sua magnitude, apresentando inclusive novas provas que corroboram com a conclusão do laudo pericial.”

O laudo pericial foi feito por determinação da Justiça no incidente de sanidade mental levantado pela defesa de Bruno Rocha, sob a alegação de que, por ser dependente químico, não estava em sua plena capacidade quando atacou Paulo Setterval com uma faca, no dia 14 de abril.

Conforme o documento, Bruno estava com a autodeterminação diminuída, “mas não abolida”, no dia do crimel. O pintor foi diagnosticado com síndrome de dependência em grau moderado, de álcool e drogas. No dia do assassinato, ele disse estar “traspassado” e afirmou ter bebido álcool e tomado o antidepressivo clonazepam.

Há, de fato, o trecho que detecta dependência química, a sugestão de tratamento por dois anos e também a afirmação sobre ser semi-imputável.

Porém, em sua sentença, a juíza Adriana Lampert cita o trecho em que o laudo diz que Bruno tinha a capacidade de entendimento diminuída, mas era “totalmente capaz de entender o caráter ilícito de sua ação”.

Por causa do incidente de sanidade mental, o processo por homicídio contra Bruno estava parado desde maio. Agora, pode voltar a correr, com a realização da instrução processual, que começa com os depoimentos das testemunhas arroladas.

O crime - Paulo Setterval estava com a família em Bonito quando foi morto a facada, na calçada de uma rua central, depois de se negar a dar um cigarro para o réu. A juíza responsável pelo caso, Adriana Lampert, homologou o resultado da perícia e intimou as partes. Se não houver recurso que mude a decisão, a ação volta a correr no Tribunal do Júri.

Bruno, que está preso, é réu por homicídio qualificado, por motivo torpe e uso de meio que dificultou a defesa da vítima, segundo a denúncia do promotor João Meneghini Girelli, acatada no dia 3 de maio. Ação ficou parada à espera da decisão sobre o incidente de sanidade mental levantado pela defesa, que tentava tornar Bruno inimputável.

Conforme o inquérito policial, base para a denúncia, por volta das 21h50, a vítima– que estava na cidade a passeio com familiares, estava em frente ao hotel CLH Suítes fumando um cigarro. Bruno, que seguia em uma bicicleta, encontrou Paulo e lhe pediu um cigarro, não sendo atendido. Em seguida, ele retornou “de maneira sorrateira e insidiosa” e abordou a vítima pelas costas.
Quando o major se virou para ver do que se tratava, Bruno atingiu a vítima com uma facada no tórax. O golpe foi fatal.

Nos siga no Google Notícias