ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Deputado pede envio de equipe do Governo Federal a área de conflito em Paranhos

Paula Maciulevicius | 12/09/2012 10:16
Indígenas observam os cartuchos deflagrados no território Arroio Kora, em Paranhos. (Foto: Reprodução Facebook/ Aty Guasu)
Indígenas observam os cartuchos deflagrados no território Arroio Kora, em Paranhos. (Foto: Reprodução Facebook/ Aty Guasu)

O conflito entre fazendeiros e indígenas em Paranhos, na região Sul do Estado pode ter a intervenção do Governo Federal. Nesta terça-feira, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) anunciou que representantes da Presidência da República devem vir ao Mato Grosso do Sul ainda este mês na tentativa de solucionar o impasse.

Durante o anúncio, Kemp enfatizou que enquanto o Governo Federal não chegar, a Força Nacional e a Polícia Federal têm que estar nas áreas de conflito. “A situação no Sul do Estado tem se agravado. Há um mês um índio está desaparecido em Arroyo Corá. Mais do que nunca é necessária a intervenção do Governo Federal para trazer segurança ao nosso povo”, disse o deputado.

Kemp ainda se pronunciou dizendo que diante dos processos de demarcação das áreas indígenas é preciso uma intervenção forte para que os fazendeiros não “façam Justiça com as próprias mãos”.

A assessoria da Presidência da República informou que em breve uma estará aqui para trazer para o Estado propostas concretas. Os encaminhamentos deverão ser feitos junto com o Ministério da Justiça, Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União e Casa

Civil.

A presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marta Azevedo já se posicionou favorável a proposta de criação de uma lei estadual para compensar por meio de indenização os fazendeiros. O projeto é do correligionário deputado estadual Laerte Tetila.

Depois que o deputado usou a tribuna, o parlamentar José Teixeira (DEM) abordou o assunto, afirmando que a proposta de Kemp é justa, mas defendendo empenho da Presidência para resolver o impasse a favor dos produtores rurais.

Nos siga no Google Notícias