ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Dia de greve tem adesão parcial de professores e bancos abrem mais tarde

Maioria das escolas estaduais e municipais tem aula normal nesta sexta-feira; em Dourados, motoristas de ônibus não aderiram

Helio de Freitas, de Dourados | 14/06/2019 08:48
Bancários aderiram à greve geral e agências abrem uma hora mais tarde hoje em Dourados (Foto: Divulgação)
Bancários aderiram à greve geral e agências abrem uma hora mais tarde hoje em Dourados (Foto: Divulgação)

O dia de greve geral convocado em todo o país pelas centrais sindicais tem adesão parcial em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Levantamento feito por telefone nesta manhã pelo Campo Grande News mostra que a maioria das escolas municipais e estaduais funciona normalmente nesta sexta-feira (14).

A convocação dos professores para a greve foi feita no dia 6 deste mês pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), mas boa parte dos educadores trabalha normalmente hoje, inclusive em escolas tradicionais, como a estadual Presidente Vargas no centro e a municipal Lóide Bonfim Andrade no Jardim Água Boa.

Os servidores que aderiram à greve fazem panfletagem nesta manhã na Praça Antônio João e às 14h vão se concentrar em frente à agência do INSS, de onde saem em passeata em direção ao centro. Em Dourados, a manifestação é coordenada pelo Comitê de Defesa Popular.

Na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul não houve adesão dos funcionários da empresa de ônibus e o transporte coletivo funciona normalmente.

A única mudança ocorreu na linha que liga o centro à Cidade Universitária, com redução das frequências, já que hoje não tem aula na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Acadêmicos e professores da UFGD decidiram durante a semana aderir ao dia de greve geral. Vão aproveitar para protestar contra a nomeação da pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damázio como reitora temporária da universidade.

Ela foi nomeada no dia 10 deste mês pelo ministro da Educação Abraham Weintraub, que ignorou a lista tríplice enviada em março ao MEC. Para o DCE (Diretório Central de Estudantes) e a Associação dos Docentes, a nomeação sem apoio da comunidade acadêmica é intervenção na autonomia da UFGD.

Bancos – Os bancários de Dourados aderiram à greve geral contra a reforma da Previdência, os cortes na educação e por mais emprego. Os filiados ao Sindicato dos Bancários participam do ato na praça e retardam a abertura das agências em uma hora, que nesta sexta-feira iniciam atendimento às 11h.

De acordo com o sindicato, a participação dos bancários é fundamental na luta contra a reforma da Previdência e também em defesa dos bancos públicos, empregos e direitos de toda a classe trabalhadora.

“Vamos paralisar parcialmente as principais agências da cidade”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Ronaldo Ferreira Ramos.

Manifestantes concentrados na Praça Antônio João, em Dourados (Foto: Divulgação)
Manifestantes concentrados na Praça Antônio João, em Dourados (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias