ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 14º

Interior

Dourados começa a vacinar idosos acima de 80 anos contra covid

Nesta segunda, as doses estão disponíveis em todas as unidades para idosos com 99 anos ou mais

Helio de Freitas, de Dourados | 01/02/2021 11:08
Moradora do Lar do Idoso de Dourados recebe vacina, no dia 19 de janeiro (Foto: Helio de Freitas)
Moradora do Lar do Idoso de Dourados recebe vacina, no dia 19 de janeiro (Foto: Helio de Freitas)

Começa nesta segunda-feira (1º) a vacinação de idosos acima de 80 anos contra a covid-19 em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Hoje, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município para pessoas acima de 99 anos. O horário de vacinação será sempre das 13h às 17h.

Amanhã, devem procurar a imunização os idosos com idades entre 95 e 98 anos, na quarta-feira (3) de 90 a 94 anos, na quinta (4) de 85 a 89 anos e na sexta-feira (5) a vacina estará disponível para pessoas com idades entre 80 e 84 anos.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, hoje também começou a imunização de idosos acamados. A vacina será aplicada das 13h às 17h desta segunda na área de cobertura das unidades de saúde do Jardim Maracanã, Jardim Ouro Verde e Jardim Carisma.

Amanhã, as equipes volantes farão a imunização nas áreas dos postos de saúde do Jardim Piratininga, Chácaras Caiuás, Vila Índio, Altos do Indaiá, Novo Horizonte, Parque do Lago II, Cuiabazinho, Cachoerinha e Vila Hilda.

A aplicação da vacina em idosos acamados continua até sexta-feira em todos os bairros e distritos de Dourados. O cronograma foi definido após o município receber outro lote, de mais 720 doses da vacina CoronaVac na sexta-feira (29).

O secretário municipal de Saúde Frederico de Oliveira Weissinger disse que a semana é decisiva para imunizar o grupo prioritário estipulado pelo Plano Municipal de Imunização. “Estamos avançando com os idosos, com os profissionais de saúde e com os indígenas, vacinados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena. Em breve começaremos com outros públicos-alvo”, afirmou.

Conforme a prefeitura, até sexta-feira, 2.537 pessoas já tinham recebido a vacina em Dourados. A grande maioria das doses – 2.497 – foi aplicada em profissionais de saúde.

Outras 32 doses foram aplicadas em moradores do Lar do Idoso, onde a campanha de vacinação foi aberta no dia 19 de janeiro, e oito doses foram aplicadas em pessoas com deficiência que moram em instituições de abrigo.

Os dados estão disponíveis no portal da prefeitura (https://www.dourados.ms.gov.br/index.php/transparencia-vacinacao-covid-19/). Nesse endereço é possível consultar a lista de pessoas vacinadas no município. Dourados foi pioneira em Mato Grosso do Sul em adotar sistema de transparência na vacinação para evitar o chamado “fura fila” na corrida pela vacina.

O balanço não inclui a população indígena, já que a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) adota sistema próprio de vacinação. Dourados recebeu doses para imunizar 11 mil índios. Entre a população indígena, todas as pessoas acima de 18 anos são consideradas do grupo de risco.

Nos siga no Google Notícias