A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 25 de Junho de 2017

26/06/2015 16:54

Em crise, prefeitura cancela e católicos assumem a Festa da Fogueira

Priscilla Peres
Tradicionalmente, população se reúne para comemorar o dia de São Pedro. (Foto: Região News/Arquivo)Tradicionalmente, população se reúne para comemorar o dia de São Pedro. (Foto: Região News/Arquivo)

Após 37 anos, a prefeitura de Jateí não fará a tradicional fogueira em comemoração ao Dia de São Pedro, no dia 29 de junho. O santo é padroeiro da cidade localizada há 291 km de Campo Grande, e para impedir que a festa não acontecesse, a comunidade católica decidiu se unir e realizar por conta própria.

A festa faz parte não só do calendário municipal de eventos, mas do Estado inteiro. Em 2009, o então governador André Puccinelli (PMDB), incluiu a Festa da Fogueira no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento já acomodou a maior fogueira do Brasil, com mais de 60 metros de altura, inserida no RankBrasil, do Livro dos Recordes Brasileiros naquele ano.

Este ano, funcionários da prefeitura contam que a crise econômica pela qual passa o município impediu que a festa fosse realizada. Inconformados com a decisão do prefeito Arilson Nascimento Targino, a comunidade católica decidiu não deixar a data passar em branco. Para isso, tiveram que tirar dinheiro do bolso, literalmente.

O pecuarista Vilmar Rodrigues de Oliveira, está liderando a organização da festa que começa amanhã e segue até a madrugada de segunda (29), dia de São Pedro. Mesmo sem apoio da prefeitura, a comemoração terá barracas, comidas típicas, shows sertanejos e claro, a tão esperada fogueira. Neste ano, ela terá 40 metros e será acesa a meia-noite de segunda-feira.

Fogueira de 60  metros ja entrou para o livro dos recordes. (Foto: Divulgação/Prefeitura)Fogueira de 60 metros ja entrou para o livro dos recordes. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Ele conta que cada um deu um pouco para que a festa aconteça. "Conseguimos a doação da madeira para fazer a fogueira e pequenos patrocinadores. Mas a grande parte foi da gente, a comunidade católica que está fazendo o que pode para a comemoração", afirma o pecuarista.

A ideia de não ter a festa nem passou pela cabeça dos católicos, que assim que foram comunicados pela prefeitura de que não haveria condições financeiras de fazer, eles começaram as articulações. "Essa festa é do padroeiro São Pedro, não teria porque nós católicos não fazermos". Segundo ele, a única diferença da festa deste ano é que não terá rodeio.

De acordo com a secretária de administração, Eliete Medeiros Pereira, a prefeitura não costuma pedir apoio de patrocinadores, nem mesmo do governo do Estado e que a realização da festa custaria R$ 350 mil, em média, ao cofres públicos. "A prefeitura está em uma crise e o prefeito optou por não fazer a festa, já que não haveria recursos financeiros para fazer", diz.

Em compensação, ela afirma que o prefeito ajudou pessoalmente com recursos financeiros e disponibilizou pessoal para ajudar nos preparativos. "A prefeitura está apoiando a festa, mas realmente não tinha dinheiro para investir nisso agora", explica.

Programação - A Festa da Fogueira acontece nos dias 27 e 28 de junho, com ponto alto à meia-noite de segunda-feira (29), com a queima da fogueira. Nos dois dias haverá churrasco com comidas tradicionais e baile, com dois shows por noite. Também haverá parque de diversões e a queima da fogueira com fogos de artifício.

Briga em partida de sinuca acaba com um homem esfaqueado
Homem de 35 anos foi esfaqueado após se envolver em uma briga durante um jogo de sinuca, na noite de sábado (24), por volta das 19h, em um bar locali...
Ladrões roubam carreta e obrigam caminhoneiro a dormir em matagal
Um caminhoneiro de 41 anos teve a carreta roubada na noite de sábado (24) na BR-163 em Rio Verde de Mato Grosso, a 207 km de Campo Grande. Segundo o ...
Após denúncia de ameaça e agressão, polícia apreende arma na casa de suspeito
Policiais militares apreenderam uma espingarda na casa de um homem de 49 anos, que é suspeito de tentar agredir e ainda ameaçar a própria esposa de m...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions